O poderoso da Bavária

A MAN apresentou o seu mais novo modelo TGX de 680 cv, veículo que é dotado de tecnologia para atender a Euro 5.

manv8




Uma logística bem mais que aprumada faz com que a indústria de veículos comerciais ajuste os seus produtos às mais diversas operações de transporte. Para aqueles empresários de transporte que necessitam de uma cavalaria sem limites, agora pode desfrutar de uma força motriz que ostenta o segundo lugar de potência na Europa, seguido de uma das melhores estações de trabalho, no quesito conforto e tecnologia embarcada.

Trata-se do MAN TGX 18.680, considerado o segundo caminhão mais revolucionário do Velho Continente, perdendo apenas para o Volvo FH16 700, por carregar 680 cv de potência. O bloco desse poderoso cavalo-mecânico é estruturado em V e dividido em duas partes, um conceito de construção denominado “bedplate”. Na parte superior, estão instalados os cilindros e na inferior, o virabrequim – tal técnica permite que o veículo tenha mais desenvoltura nas zonas sujeitas a fortes tensões e a altas temperaturas, uma vez que os componentes que compõem os cilindros, contam com circuitos de refrigeração por lubrificantes.

O motor D2868 LF está coberto por cabeçotes individuais e “respira” por meio de quatro válvulas por cilindro. O modelo dispõe de freio-motor de descompressão EVB (Exhaust Valve Brake).

manv8detail

As características desse propulsor impressionam: são 680 cv a 1 800 rpm com torque máximo de 306 kgfm entre 1 000 e 1 500 rpm. Essa “torrente” de cavalos está equipada com uma caixa de câmbios ZF 12AS-3141 OD, que a MAN batizou de TipMatic, que se completa por um retarder hidráulico da mesma marca.

Não bastasse desenvolver um veículo que bate recorde de potência, a marca alemã não poupou investimentos e produziu um habitáculo ao padrão. A começar pelos bancos revestidos em tecido, com detalhes em couro no encosto, tendo ainda uma infinidade de ajustes para o melhor conforto do motorista. O painel de instrumentos também conta com comandos digitais e de fácil acesso para o motorista. Além disso, por fora, o design moderno denota a robustez do MAN TGX 18.680.

manv8front

Inscreva-se




5 comentários em “O poderoso da Bavária

  • 03/08/2010 em 16:01
    Permalink

    Sou vendedor da Servopa em Curitiba e desejo ter o selo da marca( leao ).

    Resposta
  • 03/08/2010 em 15:58
    Permalink

    Sou consultor de vendas da concessionaria Servopa em Curitiba e desejo ter o selo da marca no meu veiculo de trabalho ( blezer executive turbo diesel ).

    O selo que desejo é do leao.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!