Teste – Ford Cargo 1630

1058




Equipado com motor de 303cv e direcionado para tracionar um reboque julieta, o Cargo 1630, produzido sob encomenda, se destaca como um estradeiro muito rápido e com potência de sobra quando preparado para operar na configuração 6X2 e carregado no peso de balança.

Lançado no final d2007 durante a Feira Nacional do Transporte (Fenatran) com a sugestão de ser aplicado no transporte de médias e longas distâncias tracionando uma julieta, o Ford Cargo 1630 se revela também como uma boa opção na configuração chassi 6X2 com baú, na qual apresenta um desempenho excepcional por conta do motor de 303cv de potência.

O veículo é homologado para tracionar 43 toneladas e por conta desta capacidade (as especificações técnicas são as mesmas do trator C-4030) não é nada difícil deparar com um 1630 rodando na versão cavalo-mecânico. Trata-se de uma transformação que tem encontrado adeptos, porque o veículo já sai de fábrica com algumas facilidades para a modificação, tais como a travessa traseira com tomadas para acoplamento do chicote elétrico, ar para o sistema de freio do semi-reboque e preparação para a instalação do chicote.

1063
Produzido somente mediante pedido do cliente, o veículo tem encontrado compradores para carregar vários tipos de cargas. Um exemplo é uma empresa do Norte do Paraná que atua no transporte de doces e balas. Operando apenas com terceiro eixo e sem a julieta atrelada à sua traseira, o Cargo 1630 se torna um 6X2 muito rápido e potente.

Foi com um modelo nesta configuração e implementado com um baú de alumínio, lastreado com 12 toneladas de ferro-gusa acondicionadas em caixas metálicas, que pegamos a estrada a bordo de um Cargo 1630.

A primeira constatação, e também a mais evidente, é a sobra de potência. A explicação é simples, pois o motor com pouco mais de 300 cavalos está dimensionado para tracionar muito mais do que as 12 tonelada de carga (peso de balança) dentro do baú. Em curso, o veículo se mantém sempre com o motor cheio e transmite segurança para o motorista, principalmente nas retomadas e é muito rápido possibilitando ao carreteiro manter o caminhão a uma velocidade de cruzeiro alta.

1061
A cabine apresenta uma pequena vibração, provavelmente em razão da potência do motor, assim como o ruído, mas não chegam a incomodar os ocupantes.

A caixa de câmbio Eaton RT 11710 B, de engate rápido com 10 marchas à frente, sem anéis sincronizadores e conhecida por muitos como “caixa seca”, não apresenta dificuldade para os engates em momento algum. O motivo é a sobra de potência, a qual também facilita a operação deste tipo de caixa, porque os engates nunca acontecem no pico do giro do motor.

Outro detalhe importante é que na configuração 6X2, há um maior aproveitamento do motor e da caixa alta, tornando a baixa pouco utilizada principalmente se o veículo estiver trafegando por região plana de pista pouco acidentada.

Internamente, a cabine do Cargo 1630 é muito simples e conhecida e seu espaço não impressiona. O painel, por exemplo, é descomplicado e incorpora velocímetro, contagiro, marcador de combustível, temperatura do motor, pressão do ar do freio e pressão de óleo. Tem, também, como item de série, a alavanca do freio motor da julieta (manetim).

1059
Entre as modificações que valorizam o conforto do motorista constam uma coluna de direção com novo reposionamento que garante uma nova inclinação em relação aos modelos anteriores. Outras alterações que valorizam a ergonomia e o conforto são o menor diâmetro do volante de direção, suspensão no banco do motorista e menor esforço sobre o pedal da embreagem servo-assistida.

1064
Assim como outros modelos pesados da marca, o Cargo 1630 tem apenas duas aletas na grade frontal, em razão das modificações que a engenharia da Ford aplicou para redimensionar todo o sistema de arrefecimento do motor. Como toda a linha, a cabine bascula e deixa o motor totalmente livre para manutenção.

Ficha Técnica:

1065

Fonte: Revista O Carreteiro

Inscreva-se




Um comentário em “Teste – Ford Cargo 1630

  • 13/10/2010 em 11:09
    Permalink

    Olá, eu estou para comprar um ford cargo 1215 e gostaria de algum artigo que falasse a respeito deste modelo, quais as vantagens, sobre o motor e muito mais! Agradeço se puder me ajudar!

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!