5ª Roda – O que é isto?

5ª Roda




5ª Roda

A 5ª roda fabricada em ferro fundido nodular é uma peça individual que é fixada em cima da plataforma traseira do cavalo que engata no pino rei.

Pino rei
Pino rei

O pino rei que está localizado na parte frontal da carreta é a peça que conecta a 5ª roda, fazendo então a ligação entre o cavalo e a carreta.

Existem duas versões sobre a origem do nome 5ª roda, a mais antiga e a moderna:

Versão mais antiga:

Sistema direcional de carroças
Sistema direcional de carroças

Para que o eixo da roda dianteira da carroça gira-se para os lados, era necessário deslizar sobre alguma superfície forte e lisa. Esta superfície era de ferro e tinha um formato meio redondo, vide as setas nas fotos, indicando o local exato onde fica esta peça. Ora, se a carroça tinha 4 rodas, logicamente esta peça recebeu o nome de 5a roda (em inglês: fifth wheel) justamente pelo seu formato.

Local do sistema direcional da carroça
Local do sistema direcional da carroça

Versão mais moderna:

Local da 5ª roda em caminhões
Veja nesta foto a sequência lógica encontrada na época para dar o nome para a 5ª roda.

Anos atrás não havia cavalo mecânico trucado, isto é: 2 eixos na tração. Então, os primeiros cavalos mecânicos eram apenas no toco, isto é: 1 eixo na tração e cada eixo tinha 4 rodas na tração ,duas de cada lado. Esta peça foi colocada em cima da plataforma do cavalo exatamente no meio entre as 4 rodas da tração. Esta peça tinha um formato meio arredondado. Ora, juntando o formato meio-redondo desta peça, mais a soma das 4 rodas da tração, mais a posição intermediaria entre uma tração e outra, logicamente e curiosamente somava ou formava então a: 5ª roda.

Fonte: Cowboys do Asfalto

Inscreva-se




Um comentário em “5ª Roda – O que é isto?

  • 16/07/2009 em 02:51
    Permalink

    Meu pai ja fez uma viajem de 300km com apenas 2 parafusos do pino rei, :S

    quando voce freiava a carreta, sentia tipo um baque !

    falow

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!