Ministro da Pesca entrega caminhões em Fortaleza

Camilo (SDA), Dedé Teixeira, Melquíades e ministro Gregolin




Camilo (SDA), Dedé Teixeira, Melquíades e ministro Gregolin

O ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, entregou, nesta quarta-feira, após a abertura da 3ª Conferência Nacional da Pesca no Ceará, no Condomínio Espiritual Uirapuru, dois caminhões frigoríficos de apoio à cadeia produtiva do pescado. Na companhia do superintendente regional do novo MPA no Ceará, Melquíades Carneiro, do deputado estadual Dedé Teixeira (PT) e do secretário da Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, Gregolin realizou a entrega simbólica das chaves dos veículos, destinados aos municípios de Beberibe e Barroquinha.

A entrega dos caminhões faz parte da Política Territorial da Pesca e Aqüicultura do Governo Federal. Eles irão atuar em Beberibe e Barroquinha, mas também transportarão pescado dos municípios próximos, já que no Ceará estão sendo implantados territórios nos litorais Leste, Oeste e no médio Jaguaribe.

Para Dedé Teixeira, a realização da Conferência Estadual vai ajudar na consolidação de uma política de estado para o desenvolvimento da aquicultura e da pesca no Brasil. Além dos novos caminhões, Gregolin citou ainda diversas ações do agora ministério para mostrar que o Ceará é uma das prioridades da pasta. Entre as ações, a construção dos dois Centros Integrados de Pesca Artesanal (um em Beberibe com extensão na Caponga e outro em Bitupitá), 9 fábricas de gelo já compradas que serão entregues a 9 comunidades, a conclusão em breve do novo Terminal Pesquieiro de Camocim e dez cozinhas comunitárias em comunidades de pescadores.

No que se refere à pesca da lagosta, o ministério adquiriu ao custo de R$ 1 milhão uma lancha rápida para ajudar na fiscalização da pesca predatória, que deve começar a operar nos próximos dias. Além disso, o MPA está negociando junto com o Governo do Estado a criação de um centro de capacitação para pescadores no Mucuripe.

Fonte: O Povo

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!