Volvo renova cabines

Montadora apresenta cabine Globetrotter XL, coloca teto alto no FM11 e agrega novos itens de segurança

Com a introdução da cabine XL, última forma no padrão europeu da marca, a Volvo dá um sensível upgrade no produto brasileiro que, além da altura, ganha novo design externo e diversos itens de segurança. A renovada cabine, a mais alta do mercado brasileiro, tem 140 milímetros a mais de altura que a cabine Globetrotter atual. A montadora também está apresentando uma cabine teto alto em seu novo FM 11 litros. O veículo agora está disponível com a configuração L2H2, 390 milímetros mais alta que a anterior, e conta com mudanças internas focadas no conforto do motorista e na produtividade do caminhão. O FM ganha o mesmo visual externo da geração anterior do Globetrotter.

Comparativo FH




Na parte inferior externa, a cabine XL tem agora um conjunto ótico novo, mais avançado, separado em dois conjuntos – um principal com lente de policarbonato, e um auxiliar com lente de vidro. As duas grades na parte central também foram modificadas, tornando a aparência do FH mais moderna. O logotipo da Volvo, que antes era menor, emoldurado, agora ficou maior e sem o contorno.

Na parte superior externa da cabine XL foram instaladas três luzes que garantem a visualização do veículo a uma longa distância. Além da altura, a inscrição Globetrotter XL a diferencia da cabine Globetrotter atual. Duas novas luzes de direção com a tecnologia Led foram instaladas nas laterais, garantindo melhor visibilidade e maior vida útil para as lâmpadas. A iluminação por Led forma um “V” de Volvo no novo bloco ótico.

O FH mantém todos os itens de segurança que já possuía e introduz uma série de equipamentos de segurança ativa e passiva: o ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), faróis duplos de xenon, sensor de chuva, detector de atenção e cansaço, o piloto automático inteligente ACC que diminui o risco de acidentes causados muitas vezes por desatenção do motorista, um sensor de ponto cego, o LKS (monitoramento de faixa de rodagem), faróis auxiliares de conversão, um espelho lateral auxiliar duplo e a tecnologia bluetooth.

Novo FH vai além de layout moderno
Novo FH vai além de layout moderno

“A Volvo melhora e inova mais uma vez para oferecer a melhor solução. Afinal, o transportador brasileiro merece a melhor e a mais avançada tecnologia disponível”, declara Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil. As alterações na parte frontal da cabine deram ao veículo um aspecto mais arrojado e, ao mesmo tempo, mais robusto e imponente. “O caminhão é a imagem do transportador, e a segurança é um dos valores fundamentais da marca, e está presente em todos os aspectos envolvidos no processo, desde o planejamento e o desenvolvimento dos produtos, até a utilização dos veículo”, diz Bernardo Fedalto, gerente da linha F.

Inovações internas
Uma inovação de design que chama muito a atenção é, também, uma novidade na área de conforto: a nova cabine XL, a mais alta do mercado brasileiro, tem 140 milímetros a mais de altura que a cabine Globetrotter atual e garante muito mais conforto ao motorista. No interior da cabine, tudo é novo. “O FH é o caminhão mais confortável do Brasil e o que proporciona o melhor ambiente de trabalho para o motorista”, destaca Sérgio Gomes, gerente de Planejamento Estratégico.

Conforto da cabine também é destaque
Conforto da cabine também é destaque

Os bancos têm novos acabamento e tecidos, a iluminação interna foi ainda melhorada com novas posições, com novas lâmpadas e luzes de leitura. Os engenheiros da Volvo também projetaram um funcional kit de preparação para instalação de TV de LCD, novas camas, porta-objetos e prateleiras. O painel também foi remodelado.

O novo interior proporciona o melhor ambiente possível para trabalhar e descansar. “Tudo para garantir maior funcionalidade e um espaço ainda melhor durante a condução do caminhão e mais conforto para o horário de repouso”, observa Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil. O motor é o mesmo propulsor Volvo de 13 litros, já conhecido. A montadora não faz menção de introduzir o motor euiropeu de 16 litros no mercado brasileiro.

Segurança embarcada
O novo FH chega com uma série de atributos de segurança inéditos no Brasil. O veículo poderá vir equipado com os avançados dispositivos de segurança ativa ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), ACC (piloto automático inteligente) e o LKS (monitoramento da faixa de rodagem), entre outros itens.

O ESP (Electronic Stability Program) é um moderno equipamento que reduz a possibilidade de derrapagem e capotagem em curvas. “Nós já havíamos apresentado esta tecnologia no Brasil no ano passado, para mostrar ao transportador todas as vantagens de um dispositivo desta natureza. Agora começamos a ofertá-lo para todos os que estão investindo em segurança”, declara Fedalto.

O caminhão poderá ter, também, o ACC, um moderno mecanismo que auxilia o motorista a manter o caminhão a uma distância constante e segura do veículo que se encontra à frente. Utilizando um radar Doppler, o ACC é um equipamento de segurança de última geração que funciona tanto na frenagem quanto na aceleração. Ele reduz o risco de, em caso de distração ou em uma situação inesperada, por exemplo, o condutor do caminhão colidir com um automóvel que está trafegando em uma velocidade menor à sua frente.

Outra novidade já disponível na nova linha é o LKS (Lane Keeping System). Este equipamento alerta o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem em virtude de um descuido ou desatenção, e é muito útil para evitar acidentes casuais, mas muito graves. Este mecanismo integra também um moderno dispositivo – o DAS, o Detector de Nível de Atenção. Este equipamento é acionado automaticamente quando o motorista apresenta um estilo de condução irregular, ziguezagueando o veículo na pista, um comportamento característico de fadiga e sonolência ao dirigir.

Upgrade no FM 11
Além do novo letreiro exclusivo FM, os FM 11 litros e o FM 13 litros receberam um novo painel de instrumentos. A seção central foi redesenhada, ganhando porta-objetos diferenciado, tomadas elétricas de 12 e 14 Voltz e uma rede de objetos do lado do passageiro.

98_FM%2011%20litros%20mat

Para o FM com motor 11 litros, a Volvo está oferecendo também uma nova suspensão pneumática para aplicações rodoviárias. “Esta opção é destinada a uma série de diferentes aplicações rodoviárias, desde o transporte de produtos perigosos, até operações que precisam de mais produtividade, maior volume e mais agilidade”, explica Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil.

A solução desenvolvida pela engenharia da Volvo chega com a possibilidade de ser oferecida com entre-eixos de 3.000mm, 3.200mm, 3.400mm e 3.700 mm. “Pode ser usada em implementos de 15,5 metros e que carregam até 30 pallets, de dois a quatro pallets a mais que as composições convencionais”, completa Roberto Gribosi, engenheiro de vendas da Volvo do Brasil.

Copiado de http://editorialrq.com.br/novo/noticias.php?id=114

Update:

Como foi pedido, consegui fotos das novas cabines FH e FM. Seguem abaixo:

Inscreva-se




3 comentários em “Volvo renova cabines

  • 08/07/2010 em 22:01
    Permalink

    por que os caminhoes brasileiros seguem o padrao europeu e nao o americano????

    Resposta
  • 15/05/2010 em 19:43
    Permalink

    amigo eu gostei muito do no fh.
    eu gostaria de sabe quantos custa o novo caminhão fh 440 6×4 Globetrotter XL compreto.

    Resposta
  • 01/07/2009 em 21:11
    Permalink

    O novo caminhão volvo FH 2009 com cabine XL é Top lindo é o que os caminhoneiros brasileiros merecem, todo o seu design segue o estilo do caminhão mais potente do mundo,o volvo fh 700cv europeu.

    Mas está faltando mais fotos e ilustrações, nem o site oficial da volvo no brasil está divulgando com objetividade e clareza o novo volvo fh 2009.

    RECOMENDAÇÕES À VOLVO DO BRASIL:
    – Reformar seu site com urgência , o mesmo é péssimo,não mostra toda sua gama de caminhões, nem suas configurações.

    – Os poucos [PDF] para downloads tem imagens amadoras, não vendem o produto e suas qualidades.

    – A atualização do site é necessario pois os caminhoneiros também são internaltas e as concessionárias da volvo em todo brasil se utilizam do mesmo site ultrapassado e daficiente para quem procura o caminhões da volvo.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!