Fica-filipe – Menos acidentes de caminhão




Uma tecnologia desenvolvida por um inventor de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, promete resolver um grande problema que acontece com frequência nas estradas e ruas de todo o país: acidentes causados por rodas de caminhões que se soltam dos eixos.

O sistema Fica-Filipe, inventado pelo paulista Valter Pereira, especializado na manutenção de sistemas de tração e suspensão de veículos de cargas, é usado nos eixos das rodas que não têm tração, construído com dispositivos mecânicos e eletroeletrônicos capazes de identificar e avisar o motorista que há algum tipo de problema no eixo do seu veículo.

Essa tecnologia foi depositada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) na forma de dois documentos de patente.

Valter teve a idéia desenvolver o Fica-Filipe em razão da alta quantidade de acidentes, muitas vezes fatais, provocados por rodas que se soltam dos eixos dos caminhões. Vários são os motivos que podem fazer com que a roda se solte do caminhão, como a quebra do eixo, quebra da ponteira, quebra de rolamento ou espanamento de rosca. Em muitos desses casos, que são comuns, o “rodeiro” (ou “filipe” como é conhecido) escapa, o que pode provocar sérios acidentes e prejuízos.

Ao acontecer algum desses problemas, mesmo com o “rodeiro” escapando, o Fica-Filipe evita que a roda saia repentinamente. Além disso, um sensor instalado no eixo faz com que, ao soltar o rodeiro, um sinal sonoro seja emitido na cabine do motorista, alertando-o do problema. Assim, o caminhoneiro tem a segurança de parar o caminhão antes da roda se soltar.

Valter levou cinco anos para desenvolver o Fica-Filipe. O equipamentos já está sendo testado em caminhões e carretas, inclusive em caminhões que transportam grande volume de carga, como por exemplo nos caminhões de cana-de-açúcar. Atualmente, o Fica-Filipe está sendo negociado para ser produzido e comercializado por fabricantes de carretas e trucks.

Fonte: PC Magazine Brasil

Inscreva-se




Um comentário em “Fica-filipe – Menos acidentes de caminhão

  • 06/10/2009 em 12:53
    Permalink

    tomara que todo caminhao seja obrigado a usar esta invençao Quase morri em betim atingido por um felipe deu perca total no meu veiculo

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!