ACAV destaca a importância do conhecimento para o sucesso em vendas

Cerca de 900 profissionais de vendas da Rede VWCO participaram do evento, realizado em quatro etapas




Cerca de 900 profissionais de vendas da Rede VWCO participaram do evento, realizado em quatro etapas

Conhecer o mercado, o cliente e saber identificar suas necessidades são recursos fundamentais para obter sucesso nas vendas. Ciente da importância do conhecimento para manter a liderança em seu mercado de atuação, a ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus) promoveu o 7º Encontro Nacional dos Profissionais de Vendas da Rede VWCO.

Com o tema “O novo caminho do sucesso passa por novos hábitos, novos conhecimentos e superação”, o evento também destacou ações que contribuem para o melhor atendimento aos clientes. “Para nós, o cliente é o mais importante. Manter exclusividade no atendimento, entender o consumidor e oferecer vantagens únicas são fatores essenciais para garantir a sua satisfação”, afirma Sérgio Dante Zonta, presidente da ACAV.

Dividido em quatro etapas, mais de 900 profissionais de vendas de todo o Brasil estiveram presentes no evento, que ressaltou ainda a previsão de início da recuperação do setor de caminhões em 2009. Segundo a consultora Tereza Maria Dias da Silva, o segmento deve fechar este ano com 110 mil unidades comercializadas. Já no próximo ano, as vendas serão impulsionadas, principalmente, pelas áreas que necessitam de transporte de carga, como o setor agrícola e de construção civil.

Durante o encontro, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou as ações diferenciadas que desenvolve para sustentar a liderança no setor de caminhões acima de 5 toneladas, pelo sexto ano consecutivo. A empresa também destacou o sucesso de vendas conquistado de janeiro a julho de 2009, já que se tornou líder em todas as categorias. Atualmente, a participação da marca no mercado de caminhões corresponde a 32,1%. A VWCO alcançou, neste mesmo período, o segundo melhor resultado da história.

O Banco Volkswagen também marcou presença no evento, ressaltando o crescimento em carteira, que atingiu, até o momento, R$ 4,6 bilhões. Atualmente, aproximadamente 60% das vendas da Rede são financiadas pela instituição financeira. Além disso, foi destacado o pioneirismo do Banco ao oferecer o Finame PSI (Programa de Sustentação do Investimento) e as novas taxas do Procaminhoneiro.

O consultor de marketing, recursos humanos e estratégia, César Souza, apresentou a palestra “A magia do atendimento campeão. Sete atitudes que fazem a diferença”. Segundo César, pesquisas mostram que 68% das pessoas não finalizam uma compra em razão de atendimento inadequado. Por esse motivo, com exemplos atuais, o consultor mostrou as principais ações necessárias para aumentar as vendas. Entre elas, destacou que manter o foco, ser rápido, fazer mais que o combinado e criar valor por meio da inovação e criatividade são atitudes fundamentais.

Já a ACAV ressaltou as ferramentas operacionais de suporte em vendas, treinamentos e eventos motivacionais e profissionalizantes para toda a Rede VWCO. Além disso, a associação destacou a importância de inovar e surpreender o cliente com soluções sob medida para cada necessidade. “A ACAV procura ser o alicerce do concessionário na busca de resultados. Nos dias de hoje, o profissional de vendas precisa estar preparado e atualizado para atender o cliente”, destaca Marco Túlio Alexandre, assessor de comercialização da ACAV.

A palestra de encerramento, realizada por Clóvis Tavares, mostrou aos profissionais as exigências do mercado e as estratégias para conquistar o cliente, priorizando o produto, o financiamento e o pós-venda.

“Não há como simplificar o ato de vender nos dias de hoje. Precisamos estar preparados e renovar nosso conhecimento constantemente. O cliente não compra apenas um caminhão, mas sim uma solução para o transporte. Por este motivo, a Rede VWCO se mantém atenta às necessidades do mercado e busca corresponder às expectativas de seus clientes”, finaliza Júlio Brondani, relator de eventos, marketing e treinamento da ACAV.

A ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus) representa os 145 concessionários Volkswagen Caminhões e Ônibus do Brasil. Foi fundada em 1981 e seu atual presidente é Sérgio Dante Zonta. A sede própria da entidade está localizada na Av. Indianópolis, 2.422, São Paulo, SP.

Fonte: Portal Fator Brasil

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!