Brasil pode liberar venda de carro a diesel

Combustível faz mais quilômetros por litro, mas tem excesso de enxofre, poluente que mata




Combustível faz mais quilômetros por litro, mas tem excesso de enxofre, poluente que mata

O Senado se prepara para votar um projeto para permitir a venda de carros de passeio movidos a diesel. O combustível é mais poluente que o álcool, mas, segundo a proposta do senador Gerson Camata (PMDB–ES), faz mais quilômetros por litro e emite menos gases tóxicos do que a gasolina. Isso o tornaria uma alternativa mais “ecológica”, segundo argumenta o senador. No entanto, a ideia é rejeitada por entidades ambientalistas e montadoras. Segundo elas, o óleo diesel, em muitas regiões do país, ainda possui alta concentração de enxofre. E essa substância mata.

O projeto de lei de Camata foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado em julho e, agora, passa por avaliação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Caso não haja nenhum recurso contrário, o projeto irá para a Câmara. Se os deputados aprovarem, a lei irá para sanção presidencial.

A proposta quer acabar com lei criada em 1976 que proíbe a venda desse tipo de veículo. A medida foi tomada durante a crise do petróleo, quando o Brasil tentava diminuir a importação do óleo e investia no álcool. Desde então, apenas veículos comerciais (caminhões, ônibus, caminhonetes, jipes e alguns SUVs) podem circular com o combustível.

“Atualmente, se você é rico, você pode comprar um carro importado que use diesel e aproveitar os benefícios de rodar mais quilômetros por menos litros. Mas se você é uma pessoa pobre ou de classe média, que quer comprar um carro de passeio 1.0, por exemplo, não pode”, disse Camata ao portal G1.

Primeiro a levantar bandeira contra a liberação do combustível, o Movimento Nossa São Paulo critica a baixa qualidade do diesel no país, com alta concentração de enxofre. “É preciso levar a sério a questão da saúde pública. O médico Paulo Saldiva, do Laboratório de Poluição da USP, apresentou um estudo que mostra que, das 110 mortes por causas naturais na região metropolitana, entre 12 e 14 são em consequência do diesel”, argumenta um dos idealizadores da ONG, Oded Grajew.

Hoje, a concentração média de enxofre no diesel é de 500 PPM (partes por milhão). Em Belém, Fortaleza, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, chega a 50 PPM. Mas nas cidades afastadas das capitais, chega a ter 1.800 PPM de enxofre. Se considerarmos que o óleo da Europa possui 10 PPM, o Brasil está bem longe do nível europeu.

Sem falar nos motoristas que mexem nos injetores para que o veículo tenha mais potência – e, assim, aumentam a poluição. “Temos que ter um diesel como na Europa”, reforça Grajew.

Fonte: TranspoShop




4 comentários em “Brasil pode liberar venda de carro a diesel

  • 13/08/2013 em 12:19
    Permalink

    sou muito a favor, diesel é muita economia deixa de gastar com essa gasolina de merda, somente uma observação faço, anualmente todos os carros a diesel terão de fazer uma vistoria, pois ao passar dos anos a parte catalizadores tem de ser trocados.

    Resposta
  • 20/11/2009 em 21:46
    Permalink

    To a favor da liberdade do diesel em carros de passeio é claro que sim,a é bom lembrar que aquela fumaça toda na tecnologia moderna dos motores diesel automotivos nao acontece isso ,motor de caminhao e caminhonetes utilitarios sao de alta rotaçao treme e barulhento.totalmente diferente dos diesel automotivos que funcinam suave e estrema economia e durabilidade dos motores ,mesmo nos motor de alta cilindrada nao é normal aquela fumaça toda tem muito exofre é claro mas deve ta com a bomba ijetora muito aberta fora do normal para soltar tanta fumaça, e outra mesmo assim a gasolina num lugar fechado o gas dela mata podem testa a gasolina mata mais que o diesel

    Resposta
  • 10/10/2009 em 14:27
    Permalink

    Eu sou favor sim, liberar o carro passeio a diesel, pq eu fui la uruguai, aluguei Peugeot 206 1.6 HDI, amei economia faz 26 km/l oleo de DIESEL, mas onde vem esse carro, rapaz me diz esse carro Pegueot vem fabrica do Brasil.poxa, pq os brasilieros nao pode usar economia do carro disel, mas nosso direito ser igualidade como Argentina, PAraguay, Uruguay, acaba preconceito da sociedade, muda nova lei, pode usar o carro passeio a diesel, Sou CIDADÂO BRASILEIRO, TENHO DIREITO IGUAL, quero comprar um carro OKM Peugeot 206 1.6 HDI, meu objetivo para trabalhar, estudar, viajar e laser. melhor longa economia oleo de diesel …

    SOU FAVOR SIM, SUCESSO BIODIESEL, VIVA BRASIL !!!

    ABRAÇOS todos BRASIL.

    Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E
    CIDADANIA, ao Projeto de Lei do Senado nº 656,de 2007, que altera o art. 8º da Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, para permitir a comercialização de veículos de passeio movidos a diesel.

    foi no dia 5 de Agosto de 2009, Senado Gerson Camata aprovou o projeto nova lei (656) liberar utilizar o carro passeio a diesel

    TO

    Resposta
    • 10/10/2009 em 14:47
      Permalink

      No Brasil existia uma lei que proibia a venda de carros a diesel desde a crise do petróleo na década de 70. Agora que vai ser liberado. É uma boa notícia. E boa sorte com a sua compra. Hehe

      Abraço

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!