Competição reúne carreteiros em Ananindeua – PA




Teve início nesta sexta-feira (25), a quinta etapa classificatória da 21ª Gincana do Caminhoneiro, um evento promovido pela Revista Caminhoneiro, com patrocínio da Volkswagen Caminhões e apoio da Cummins Motores Diesel e Goodyear do Brasil. O evento será realizado no Posto Pará Vip(Rod. BR 316 km 8), em Ananindeua (PA), entre os dias 25 e 27 de setembro, das 8h às 18h. O grande vencedor levará para casa um caminhão VW Constellation 24.250.

A competição, voltada a profissionais do volante, é realizada em seis etapas ao longo do ano, onde o desafio é uma prova de “slalom” (ziguezague entre cones) no comando de um caminhão eletrônico VW Constellation 19.320, numa pista é montada especialmente para que os participantes possam mostrar habilidade e destreza nas manobras, percorrendo um trajeto pré-estabelecido no menor tempo e com menos faltas (ou seja, sem derrubar nenhum cone!).

Como novidade implementada neste ano, para classificar-se, os competidores têm um novo desafio: baixar o tempo pré-estabelecido pela organização para o percurso. Atingida a meta, o pré-classificado parte para uma segunda fase, uma nova tomada de tempo, agora com um grau de dificuldade maior. O elemento surpresa – seja uma prova de garagem, uma curva ou uma pista que exija maior habilidade – só é revelado no início da classificatória, eliminando favoritismos e proporcionando maior adrenalina à prova.

A performance dos caminhoneiros é acompanhada por uma dupla de cronometristas homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo que, com a ajuda de foto-célula, registra os tempos dos participantes e indica os três melhores da etapa, que estão automaticamente classificados para a grande final do evento, marcada para acontecer no dia 8 de novembro em Foz do Iguaçu. Aliás, ocasião na qual um dos 18 finalistas poderá, de fato, levar para casa o prêmio máximo.

Fonte: Diário do Pará

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!