Ecoponto de pneus inservíveis começa a funcionar em Criciúma – SC




O Ecoponto de pneus inservíveis recebeu os primeiros pneus na manhã de hoje (23). O depósito temporário funciona das 8h às 17h e dois estagiários, um no período da manhã e outro no da tarde. Esta foi uma iniciativa do governo municipal, através da Fundação Ambiental de Criciúma (Famcri), que firmou convênio com a Reciclanip – criada pela Associação Nacional das Indústrias Pneumáticas – para o cumprimento da resolução nº 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelece como encargo dos fabricantes e importadores de pneus, à destinação ecologicamente correta destes.

“Este Ecoponto é para a regularização da poluição dos pequenos geradores de pneus: borracharias, revendas, oficinas, entre outros”, afirmou o presidente da Fundação, Julio Cezar Colombo. O depósito tem capacidade para dois mil pneus de automóveis ou 300 de caminhão. A empresa Reciclanip recolherá os pneus, no Ecoponto, e os levará para sua sede, em São Paulo, onde os reciclará, transformando-os em solas de sapato, tijolos de borracha, entre outros.

Quando um pneu torna-se inservível?
Um pneu novo roda em torno de 50 mil quilômetros, depois pode ser recapado (apenas uma vez), o que fará com que ele possa rodar por mais algum tempo. Após esse ciclo, ele torna-se definitivamente inservível e deve ser encaminhado a um Ecoponto, ou recicladora de pneus.

Fonte: Rádio Criciúma




Um comentário em “Ecoponto de pneus inservíveis começa a funcionar em Criciúma – SC

  • 08/09/2010 em 13:12
    Permalink

    Boa tarde
    Gostaria de saber, como faço para criar o ecoponto em minha cidade.
    Quem fica responsavel pela coleta e fiscalização dos pneus?
    Qual o tamanho da area para armazenamento de 2 mil pneus de passeio?
    Qualquer municipio poderá trazer seus pneus para o ecoponto em minha cidade?
    Sou supervisor de combate a dengue ja entrei em contato com a reciclanip mas eles não me retornaram.
    Obrigado

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!