Empresas apostam no marketing social para conquistar clientes




Cada vez mais as empresas estão investindo em estratégias de marketing para aumentar a receptividade dos consumidores. Um dos destaques é a ação social, que além de associar o nome da empresa com questões positivas, na maioria das vezes contribui para a melhoria da qualidade de vida de comunidades carentes.

Um exemplo de sucesso é o programa Visões da Vida, que tem como objetivo atuar como um elo entre o cinema e a população brasileira. “Criamos um projeto de cinema itinerante para que pudéssemos levá-lo para aquelas comunidades repletas de pessoas que nunca puderam entrar em uma sala de cinema”, explica o consultor tributário e presidente da Muzy Corp (idealizadora do projeto), Jorge Muzy.

Uma das empresas parceiras é a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Um caminhão da montadora alemã é o encarregado de transportar um container que se transforma em sala de cinema com auditório com capacidade para 92 pessoas. Apesar de ainda não ter data marcada, a versão 2010 do Visões da Vida terá em seu itinerário as cidades de São Caetano e São Bernardo.

O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura para obtenção dos benefícios fiscais concedidos pela Lei Rouanet, e na edição de 2008 contou com o patrocínio da BD (Becton, Dickinson and Company), Credit Suisse Brasil e Volkswagen Caminhões e Ônibus, e com o apoio institucional da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) e da Supergasbras.

“O foco de ações e estratégias sociais é o consumidor final. Muitas vezes quem recebe ou participa dos projetos são pessoas de baixa renda, o que acaba fazendo com que elas não se tornem futuros clientes ou compradores de determinada empresa, mas isso gera um impacto no consumidor final, pois atrela a marca às ações positivas”, explica. “Com isso, a empresa cumpre seu papel com a sociedade, ela devolve um pouco do que a população, enquanto cliente, proporcionou à marca”, completa Muzy, que afirma que cada vez mais os cidadãos estão conscientes do que consomem.

Como exemplo da força destas ações, o consultor ressalta que uma boa estratégia social pode ser responsável por retomar a boa imagem de empresas que cometem crimes ambientais. “Uma boa comunicação corporativa é responsável por superar as adversidades”, finaliza.

Fonte: Repórter Diário

Inscreva-se




Um comentário em “Empresas apostam no marketing social para conquistar clientes

  • 19/02/2013 em 12:50
    Permalink

    Olá, meu pai é caminhoneiro a mais de 15 anos,e faz um tempo que ele trabalha trabalha, e o dinheiro que recebe é so pra pagar contas, ele tem 2 carretas dele, e ganha bem, mais gasta mais do que ganhas com os caminhoes, ele está pensando em mudar de trabalho, como abrir uma oficina de molas ou do tipo, e eu queria que vocês desses alguma solução pois tenho pena do meu pai que sofre na estrada todos os dias, e quando chega em casa não tem direito a descançar de cabeça fria! por favor qual uma idéia que ele pode fazer para ganhar dinheiro com alguma coisa relacionada a caminhoes sem ser dirigir??

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!