Freios, pneus, rodas lanternas e suspensão são itens de segurança que merecem atenção redobrada do motorista

Na Semana Nacional do Trânsito de 18 a 25 de setembro, GMA destaca os cuidados necessários com o veículo para manter a segurança nas ruas, avenidas e rodovias.




O trânsito mata 35 mil pessoas por ano e deixa outras milhares feridas e com seqüelas graves e permanentes, segundo dados do Denatran. Vários fatores que ocasionam acidentes poderiam ser evitados, como a imprudência do condutor, as condições da via e o estado de conservação do veículo. A combinação desses três itens podem ser crucial na prevenção de acidentes.

O GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, que lançou o programa Carro 100% / Caminhão 100% para alertar o motorista sobre os cuidados necessários para manter um veículo em boas condições de uso, destacou alguns componentes que são vitais para garantir a segurança no trânsito. A falta de manutenção pode contribuir para a ocorrência de acidentes, pois, quando um sistema do veículo é acionado e não funciona, o acidente é inevitável.

Como forma de orientar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo, é importante avaliar os seguintes itens de segurança: – Sistema de freios (pastilhas, disco e fluido: checar os níveis e fazer a troca assim que necessário).

– Suspensão (amortecedores, bandejas, molas e coifas). Responsável pela estabilidade e dirigibilidade do veículo tem validade 30.000 km, mas dependendo das condições do solo pode sofrer desgaste prematuro. Buracos também podem provocar a quebra.

– Rodas (fixação dos parafusos, qualidade das porcas, verificar se há existência de trincas ou regiões amassadas na parte externa e os rolamentos devem ser substituídos quando apresentar desgaste).

– Pneus (sulco inferior 1,6 mm indica que já passou a hora de trocar). Pneus carecas não aderem ao solo e, em ocasiões de pista escorregadia, podem derrapar e fazer o condutor perder a direção. Os rodízios de pneus devem ser feitos a cada 15 mil km, assim é possível prolongar a vida útil dos mesmos. Calibrar os pneus regularmente é fundamental para mantê-los na pressão indicada no manual do fabricante, garantindo a estabilidade do veículo. O estepe também deve estar em boas condições e calibrado.

– Luzes de iluminação (luz de ré, freio, indicadora de posição, indicadora de direção e faróis devem estar em funcionando). As luzes de iluminação são os sinais de comunicação do condutor com os demais veículos que circulam na via, por isso, é essencial usá-las corretamente para antecipar os passos que serão dados.

– Barra de direção (se for hidráulica verificar o nível do óleo e fazer a troca se necessário) deve ser checada por um mecânico de confiança. Folgas podem gerar instabilidade no veículo.

Tomando os cuidados necessários e fazendo a manutenção preventiva a cada 15 mil km em um mecânico de confiança, é possível manter o veículo seguro e em boas condições de uso.

Fonte: Revista Fator

Inscreva-se




Um comentário em “Freios, pneus, rodas lanternas e suspensão são itens de segurança que merecem atenção redobrada do motorista

Deixe sua opinião sobre o assunto!