Motoristas que atuam no Porto de Itajaí têm curso de capacitação




Estão abertas as inscrições para os cursos de reciclagem e capacitação em Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP) e MOPP completo para os motoristas que operam no Porto de Itajaí, com carga horária de 16 e 50 horas aulas. A primeira turma inicia no dia 5 de outubro e as matrículas estão abertas. O objetivo é atender cerca de 600 motoristas que atuam no segmento portuário em Itajaí.

Nos cursos os motoristas serão orientados em como agir no trabalho com produtos perigosos e os cuidados que devem adotar em caso de acidente com esse tipo de carga. As aulas serão ministradas na unidade de Itajaí do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte) ou no Porto de Itajaí e o curso é gratuito.

O curso vem de encontro a portaria que a Superintendência do Porto de Itajaí deverá editar nos próximos dias, exigindo que, para atuar na atividade portuária no município, os motoristas tenham essa capacitação. Além disso, a capacitação do motorista é uma exigência legal, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria D, que correspondente ao porte do veículo conduzido.

Segundo a legislação, as empresas que permitem o tráfego de motoristas sem a capacitação MOPP estão sujeitas a multa se forem flagradas pela fiscalização da Polícia Rodoviária. Nesse caso, motorista e empresa serão autuados. A carga e o caminhão são retidos até que um motorista habilitado possa conduzir o veículo com o produto perigoso. A multa para o motorista que for surpreendido transportando produtos perigosos, sem o MOPP ou com a credencial vencida é de R$ 660,00 e o condutor ainda estará sujeito à prisão com pena prevista de 1 a 4 anos de reclusão.

Como obter o MOPP

Para participar dos cursos os motoristas devem se dirigir a unidade do SEST/SENAT de Itajaí, anexo ao Posto Santa Rosa, no trevo da BR 101 com a Rodovia Jorge Lacerda, munido de cópia da CNH legível, negativa de pontuação de multas e ficha de cadastro devidamente preenchida.

Além da dessa documentação, o condutor terá que comprovar seu cadastro como prestador de serviços ao Porto por meio de carteirinha ou documento emitido pela Superintendência do Porto de Itajaí, o que possibilita a gratuidade do curso, ficando ele responsável apenas pelo pagamento da taxa de R$ 10,00, referente a emissão do certificado.

Fonte: Porto Gente




3 comentários em “Motoristas que atuam no Porto de Itajaí têm curso de capacitação

  • 27/07/2011 em 14:55
    Permalink

    Meu nome e Davi Cândido de Souza,sou motorista carreteiro a 12 anos,sou de Manaus-Am,estou morando em Curitiba a 11 meses,trabalho com todo tipo de carreta,prancha,bi-trem,rodo-trem,bau contem,possuo 16 curso de produto químico,11 de gás de explosão,6 de extintor,instruto de carreta e transito e especialização em mopp,ja trabalhei em Manaus no porto com os cavalos idramaticos,ja fiz embarque e desembarque em balsa e navios.ja trabalhei em ponte rolamnte mais não possuo o curso de ponte.gostaria de uma oportunidade para trabalha com vocês,para fazer parte do quadro funcional desta empresa.meu tel:41-9201-3963/9879-8520,ou pelo E-mail:marivaniafarias-rr@hotmail.com.obrigado pelo espaço.

    Resposta
    • 27/07/2011 em 19:38
      Permalink

      Boa noite Davi

      O Blog do Caminhoneiro não oferece vagas de emprego. Então peço que você procure uma agência do Sine, que tem dezenas de vagas para motorista.

      Abraço

      Resposta
  • 05/11/2009 em 22:08
    Permalink

    sou de origem portuguese e estou procurando trabalho na vossa area , com experiencia profissional em manobração de empilhadores ,com inglês falado e escrito . pelo qual ficaria de todo o meu agrado que me enviassem algumas dicas como posso fazer parte da vossa equipa.morando em balneario camboriu ,
    com os cumprimentos de :
    luis duarte

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!