Novo Iveco Cursor: o modelo alia conforto e design com desempenho

Novo Iveco Cursor




Novo Iveco Cursor

Para cumprir a sua promessa de oferecer uma gama completa de caminhões aos seus clientes até 2010, a montadora Iveco apresentou ao mercado nacional o Iveco Cursor 330, seu mais novo modelo para atender ao segmento de 45 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e potência de até 340 cavalos.

Em dois anos, este veículo é o quinto produto lançado no território brasileiro pela marca italiana, radicada em Sete Lagoas (MG), após a apresentação dos modelos Daily, Stralis, Trakker e Tector.

“Com o Cursor, a Iveco confirma sua proposta de oferecer a mais moderna e eficiente gama de caminhões ao mercado brasileiro e latino-americano”, salientou Marco Mazzu, Presidente da Iveco América Latina.

O lançamento faz parte de uma estratégia da fabricante de aumentar a participação em um segmento que responde por 6% do mercado nacional de caminhões. A empresa trabalha com uma expectativa de vender mil unidades do modelo já no próximo ano.

Uma das razões dadas para atingir tal objetivo é a aplicação moderna da cabine. Segundo Antonio Dadalti, Vice-presidente comercial e institucional da Iveco latin America, 60% do comércio desse tipo de veículo são de modelos com cabine mais requintadas.

“Temos 8% desse segmento com o Iveco Cavallino (modelo de entrada da marca também de 45 toneladas). Com a chegada do Iveco Cursor 330, pretendemos subir para 12% de participação em 2010”, relata Dadalti.

De acordo com a empresa, a produção do Cursor será dividida entre o Centro Industrial Integrado em Sete Lagoas e a unidade fabril localizada em Córdoba, na Argentina.

O veículo foi desenvolvido para operar com semirreboques de três eixos, em aplicações focadas na distribuição varejista, em transporte de combustível e cegonha, entre outros.

Antes do lançamento, o Cursor foi submetido a 300 mil quilômetros em 18 meses de testes. A Iveco dedicou ao projeto R$ 5 milhões e uma equipe de 25 engenheiros e técnicos especializados.

A mais confortável

Cabine é um diferencial nos caminhões da Iveco, que agrega aos seus veículos atributos que chamam a atenção no quesito design. Neste caminhão, a empresa acrescentou itens que de acordo com a marca, o tornam o cavalo-mecânico 4×2 mais confortável do mercado.

Com três versões (curta teto baixo e duas leito), o novo pesado traz como destaques portas que abrem em ângulo de 90 graus e nova suspensão de quatro pontos – que amplia o conforto do condutor e passageiro.

“Projetamos uma suspensão com mola helicoidal e amortecedor que absorve de forma superior as irregularidades do terreno”, afirma Luciano Cafure, Gerente da plataforma de caminhões.

Propulsão e opcionais

O motor deu o nome ao caminhão. A marca destinou para o veículo o Iveco-FPT Cursor 8 de seis cilindros, quatro válvulas por cilindro. Entretanto, novas atribuições de força foram acrescentadas.

O cavalo-mecânico traz uma nova versão do propulsor com 324 cavalos de potência a 2.400 rpm e torque de 123 mkgf (1.200Nm) a 1.300 rpm. Tais características transformam o novo Cursor em um caminhão mais potente.

Acoplada ao motor vem a transmissão ZF1650 com 16 marchas. Além disso, o modelo atinge velocidade final de 135 quilômetros por hora, a maior do segmento.

O caminhão traz um pacote de itens opcionais com equipamentos que zelam pela segurança e conforto. O kit é montado com freios ABS, ar-condicionado, travas e vidros elétricos e CD-player/MP3. Há ainda tanque de alumínio de 600 litros, rodas de alumínio, defletor de ar e para-lama bipartido.

Fonte: WebTranspo

Inscreva-se




3 comentários em “Novo Iveco Cursor: o modelo alia conforto e design com desempenho

  • 03/10/2010 em 10:30
    Permalink

    sou um caminhaoneiro trabalho com truck e vem me despertando enterece em agrega em uma empresa de grande prote [bau] e esse bruto e oque precisso qualidade com confroto nu preso mas sastifatorio que outros [pouco] e que to precisando mas se pegase em troca meu veiculo que e um 16-20 2000/2000 facilitaria tauvez nisso tao deichado a desejar nessa parte agradeso se tiver retrono desde ja grato

    Resposta
  • 11/05/2010 em 14:36
    Permalink

    gostaria de saber o valor dese bruto

    Resposta
  • 04/11/2009 em 05:51
    Permalink

    Gostei muito deste lançamento. Onde encontrar imagens de alta qualidade deste caminhão?
    Obrigado.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!