Porto de Paranaguá investe no Pátio de Triagem

Pátio de Triagem




Pátio de Triagem

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) publicou no Diário Oficial da última quinta-feira (10) o edital de licitação para obras no Pátio Público de Triagem.

O edital, que está disponível para aquisição desde segunda-feira (14), prevê um investimento máximo de R$ 8,7 milhões, com recursos próprios da Appa, e um período de 270 dias para a conclusão da obra, que ampliará o número de vagas disponíveis, passando das atuais 930 para 1.045.

As melhorias incluem, ainda, reformas, construções e ampliações de edificações, além de pavimentação e implantação do Parque do Caminhoneiro.

Instalado em uma área de 334,5 mil m², o Pátio de Triagem é o local por onde passam diariamente milhares de caminhões carregados com milho, soja e farelo de soja destinados à exportação. Lá, as cargas são fiscalizadas e passam por análises que atestam sua qualidade antes de serem liberadas para descarga nos silos do porto. O tráfego contínuo das carretas vem comprometendo o atual pavimento.

Com as obras, uma área de 97,4 mil m² será restaurada, oferecendo mais segurança aos motoristas e menos danos aos caminhões.

“Vamos oferecer uma infraestrutura de qualidade, com obras que promoverão mais conforto e segurança aos motoristas. As melhorias já realizadas pelo ex-superintendente Eduardo Requião serão complementadas com novos investimentos, que darão ao Pátio de Triagem condições de receber os caminhoneiros e suas famílias, além de assegurar a continuidade dos processos de classificação das cargas”, explicou o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza.

No Pátio de Triagem é comum ver famílias inteiras acompanhando os caminhoneiros durante a viagem. No período em que permanecem no pátio, aguardando a liberação para descarga dos grãos, esposas e filhos dos motoristas contam com sanitários e quiosques na área interna do pátio, onde há também quiosques de lanches, produtos naturais, sucos e refrigerantes.

Algumas dessas edificações passarão por reformas e outras serão ampliadas, conforme prevê o edital de licitação lançado pela Appa.

Outra novidade será a construção do Parque do Caminhoneiro, que ocupará uma área de 47,6 mil m². O local será dedicado ao lazer dos motoristas e suas famílias e contará com lago e pista para caminhadas. Novos guichês para entrada e saída de caminhões e nova iluminação completam o rol de benfeitorias.

Entre janeiro e julho deste ano, 165 mil carretas passaram pelo Pátio de Triagem. No ano passado, mais de 183 mil caminhões carregados com grãos passaram pelo local. Levantamento realizado pelo Setor de Estatística da Appa mostrou que Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Goiás são os principais estados de origem dos grãos recebidos no Pátio de Triagem.

Fonte: Revista Carga Pesada

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!