FCMS exibe Anjos do Sol em dia de enfrentamento à exploração infantil




Após levar a magia da sétima arte à Antonio João no último fim de semana, o projeto Rota Cine MS, desenvolvido pelo governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), desembarca nesta terça-feira (6) em Caracol, exibindo o filme Anjos do Sol.

A exibição acontece paralelamente às ações do Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma caminhada, dedicada a reforçar o combate ao crime através de denúncias e vigilância, sairá em frente ao Centro de Referência de Assistência Social do município às 14 horas com destino ao ginásio 1º de Maio, onde acontece a exibição do longa metragem.

A projeção de Anjos do Sol pelo projeto Rota Cine ajuda a ilustrar melhor a realidade de crianças e adolescentes que são explorados sexualmente no país, criando uma perspectiva ampliada do enfrentamento à violência e utilizando a informação e o debate como armas.

O dia 6 de outubro foi instituído pela Lei nº 1.799 como Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes com objetivo de mobilizar toda a sociedade a lutar contra a violência sexual contra crianças e adolescentes, que além de constituir violação de Direitos Humanos, fere a dignidade da pessoa que é usada como objeto de desejo de outro.

Anjos do Sol

Maria (Fernanda Carvalho) é uma jovem de 12 anos que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002 ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão. Mas ao chegar ao Rio de Janeiro a prostituição volta a cruzar seu caminho.

Rota Cine MS

O projeto Rota Cine MS leva a municípios do interior do Estado filmes que apresentam realidades brasileiras, integrando o público à arte. Cerca de 150 pessoas assistiram no último sábado em Antonio João, na praça de eventos Maika Sanabria Pinheiro, filmes infantis do Acervo da Programadora Brasil.

“Levar o cinema às comunidades do interior, que não têm o acesso ao cinema, é uma das nossas metas, principalmente exibir filmes brasileiros para que as pessoas se vejam na tela. O Rota Cine MS superou nossas expectativas em público e em entusiasmo, dando uma clara demonstração de que o povo quer ver arte”, comemorou o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Fonte: Portal MS

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!