Novidades na Fenatran

30-IVECOVERTIS-004-01-E




Iveco Vertis

O transporte urbano de carga, feito por vans e pequenos caminhões, ganha força com o consumo cada vez maior de produtos oferecidos pela internet. Cada compra feita nos sites de vendas resulta numa entrega. Com o aumento desse tipo de comércio, o serviço porta a porta teve que ser incrementado. Atentas a essa necessidade, as montadoras estão diversificando os produtos, oferecendo modelos adaptados para cada tipo de transporte, com necessidades específicas.

ducato

A restrição à circulação de veículos pesados no centro expandido da cidade de São Paulo também impulsionou a oferta de utilitários compactos, dentro dos limites da lei.

No Anhembi, a maior feira de Transporte da América Latina, a Fenatran 2009, que começou a mostrar, dia 26, aos empresários de 50 países, as opções de veículos utilitários de pequeno porte e também modelos adaptados para diversas operações.

Hyundai está lançando a terceira versão do HR, um caminhão comercial leve, com rodado simples concebido para atender as necessidades do transporte especialmente na cidade. O HR tem chassi 30 cm mais longo e 10 cm mais baixo, com tração e pneus duplos traseiros. A linha HR já tem um modelo com rodado simples e outro com rodado duplo. Ambos têm 70% de índice de nacionalização.

No estande da Renault o destaque é a nova linha do furgão Master, que tem aplicações de transporte de passageiros, com PBT (Peso Bruto Total) de até 3.500kg, do segmento de furgões. Das nove unidades apresentadas, cinco são transformadas para uso específico: furgão Isotérmico, minibus Executivo VIP, mnibus Acesso (para deficientes), Ambulância UTI e Remoção.

hr

Renault tem também uma versão do Kangoo Express com motor flex 1.6 16V, para entregas rápidas. A empresa promete baixo consumo e capacidade para 800 quilos, com acesso à carga facilitado pela portas traseiras. A Renault acredita no crescimento no segmento de furgões para aplicações diferenciadas nas grandes cidades.

transit

Outro modelo nessa linha é o Fiat Ducato Multijet Economy, que não é novidade: foi lançado no ano passado. Mas na Fenatran a empresa apresenta o carro com o novo motor 2.3 MultiJet, que tem o mesmo desempenho da versão anterior. Ele tem versões: Cargo 7,5 m³, Cargo L 9,0 m³, Maxi Cargo 10 m³ e Maxi Cargo 12 m³, para transporte de cargas. Combinato, Minibus, Minibus Teto Alto e Multi Teto Alto para transporte de passageiros. Com isso a Fiat pretende oferecer todas as opções para o empresário do transporte urbano.

A Ford, que tem as opções furgão e van no modelo Transit, apresenta no salão a Transit chassi cabine, que pode ser usada para adaptar qualquer tipo de complemento: carroceria comum ou baú.

agrale

Numa categoria um pouco acima da vans, Agrale e Iveco trazem novidades este ano, com caminhões leves, que não circulam nas áreas de restrições em São Paulo mas são veículos de características urbanas.

A Agrale oferece o Agrale 8500 com motor eletrônico, para uso no transporte de cargas e descargas. Tem menor consumo de combustível e consequentemente polui menos do que as versões anteriores.

A Iveco está ampliando seu catálogo com o lançamento do Vertis, primeiro caminhão desenvolvido no Brasil, em Sete Lagoas. Ele inaugura o segmento da empresa de caminhões médios, na faixa de 9 a 13 toneladas. O modelo é equipado com motor 3,9 tem potência de 160 e 180cv.

De uma forma geral, os motores estão cada vez mais potentes e gastando menos combustível, uma necessidade imperiosa nos veículos da nova geração, pois a sociedade cobra cada vez mais a redução de emissões de poluentes pelos veículos automotores.

Fonte: WebMotors

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!