Fórmula Truck RC 2009 será no próximo sábado

caminhao rc maringa




Um campeonato inédito acontece no próximo dia 21 em Maringá. Pilotos de caminhão vão disputar uma corrida na pista do antigo aeroporto. A diferença é que eles precisam dominar um pequeno aparelho para fazer os possantes funcionarem. É isso mesmo, será uma corrida de caminhões de controle remoto.

A ideia de organizar a Fórmula Truck RC 2009 começou com um grupo de empresários adeptos do hobby, que atualmente formam a Maringá Associação de Automodelismo de Radio Controlado – MAARC.

Eles se reúnem todos os finais de semana na pista do antigo aeroporto e se divertem com os mais diversos modelos de carros e caminhões de controle remoto.
Segundo o empresário Chrystian Nozawa, a associação resolveu programar um campeonato de caminhões, já que a categoria é uma novidade no automobilismo.

Os pequenos veículos possuem 200 mm de largura entre rodas e 260 mm entre o eixo da frente e o traseiro. Possuem motor a combustão de 2 tempos carburado, suspensão com regulagens, cambio de 2 marchas e alguns modelos contam até com freio ABS . Também são dez vezes menores que um caminhão de verdade.

Para fazer as minimáquinas funcionarem, os pilotos utilizam uma mistura de metanol, nitrometano e óleo. Na pista de corrida, os caminhões podem atingir até 120 quilômetros por hora.

A competição vai contar com aproximadamente 15 pilotos de Maringá e serão sorteados diversos brindes durante o campeonato. A entrada é gratuita.
Para o empresário Chrystian Nozawa , “pilotar um automodelo é pura adrenalina”.

Rádio Controlado

O Rádio Controle ou R/C é um esporte reconhecido pela Federação Brasileira de Automobilismo e, além de esporte, é um hobby bastante conhecido. Os carros são controlados por um “rádio” e podem chegar a incrível velocidade de 160km/h na escala de 1:8 .

O rádio geralmente precisa de dois canais, ou seja, controla duas funções: direção e aceleração (mais o freio). No transmissor o piloto tem controle do acelerador, freio e direção. Quando houver marchas, elas são trocadas automaticamente (por centrifugação).

Os modelos elétricos funcionam com bateria recarregável e alguns modelos mais equipados podem chegar a mais de 100 km/h. No geral, são carros mais silenciosos, limpos e mais em conta.

Os carros que usam a combustão são mais parecidos com os carros reais, pois fazem até “barulho” nas trocas de marcha, além de serem mais rápidos.

Fonte: O Diário de Maringá

Inscreva-se




2 comentários em “Fórmula Truck RC 2009 será no próximo sábado

  • 25/05/2010 em 22:03
    Permalink

    vc vende esse caminhoe de controle reoto

    Resposta
  • 27/02/2010 em 14:13
    Permalink

    vi outro dia na rua uma galera brincando com carros controle remoto movido a combustão, perguntei se ele sabiam onde vendia carretas, não souberam!
    gosto de carretas, tenho várias em miniaturas, queria saber onde comprar com controle remoto e a combustão?
    valeu!!

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!