Amarok é aposta da VW para voltar ao topo das vendas




Quando a nova Saveiro foi lançada, em agosto, o presidente da Volkswagen, Thomas Schmall, afirmou que “aquele seria o carro da retomada da liderança do mercado”, perdida em 2001 para a Fiat. Ainda não foi dessa vez. A Strada e suas 11 versões venderam em novembro 7.929 unidades, contra 2.910 Saveiro. Até a Montana foi melhor (2.996).

Enquanto a Saveiro não emplaca, a VW mostra sua segunda carta na manga: a Amarok, a primeira picape média da história da montadora alemã.

A estratégia é simples: uma Amarok vendida já rouba participação das concorrentes Toyota Hilux, Mitsubishi L200 Triton e Nissan Frontier, sem canibalização interna na VW. Deu certo com o Voyage, que ajudou a montadora a atingir 23% do mercado neste ano –a líder Fiat manteve os 25%.

A Amarok será rival indireta da Chevrolet S10 e da Ford Ranger. A Fiat, depois de abortar a parceria com a indiana Tata, costura com a Iveco (do grupo Fiat). Pode ceder chassi e motor do caminhão leve fabricado em Sete Lagoas (MG). Segundo a Volks, a Amarok chega em fevereiro com cabine dupla (5,25 m de comprimento) e caçamba para 1,15 tonelada. A simples só virá em 2011. Ambas serão fabricadas em Pacheco, na Argentina, e terão a opção de motores 2.0 com injeção direta de diesel com dois turbos (163 cv) ou um (122 cv). A tração será traseira ou integral por botão, mas só haverá câmbio manual de seis marchas –Hilux e Frontier podem ser ainda automáticas. A Ford, a quarta no ranking, também planeja novidades. Apresentou na semana passada a nova geração de motores Sigma. O 1.6 com bloco de alumínio equipará carros mais sofisticados, como o Focus. O atual Rocam 1.6 continuará nas linhas mais baratas, como Ka, Fiesta e EcoSport.

Vendas crescem 10%

Anteontem a Anfavea (associação das montadoras) divulgou os números de vendas de novembro. Foram 292,1 mil automóveis e comerciais leves emplacados. No acumulado do ano, somam 2,85 milhões, mais que no ano de 2008 inteiro.

Em 2009, a Anfavea planeja alta de 10% em relação a 2008, somando 3,1 milhões de unidades emplacadas.

Fonte: Olhar Direto

Inscreva-se




Um comentário em “Amarok é aposta da VW para voltar ao topo das vendas

  • 09/07/2010 em 23:10
    Permalink

    isso naum eh um carro é o carro,
    eu acho q foi o melhor carro q a volkswagen ja fabricou

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!