Congestionamentos – Como começam?




Quem anda pelo trânsito dos grandes centros urbanos, pelo Brasil e pelo mundo, sabe que é comum encontrar um congestionamento. Você fica parado, depois de um tempo começa andar e você se pergunta : “Por que parou? Parou por que, se nesta avenida nem semáforo tem?

Pois bem, cientistas japoneses há muito tempo já sabem que existem as “ondas de choque” e resolveram testar na prática o que faziam nos computadores. Colocaram 22 veículos num circuito circular fechado e pediram que os motoristas dirigissem a 30 km/h. No começo estava indo tudo bem, mas, de repente, a distância entre os veículos começa a variar, mostrando que o erro humano foi cometido e o inevitável, o congestionamento, apareceu.

– “Embora o congestionamento de nossa experiência seja pequeno, o seu comportamento não é diferente do congestionamento de grande porte nas rodovias”, disse Yuki Sugiyama, um físico do Departamento de Sistemas Complexos da Universidade de Nagoya, um dos responsáveis pelo teste.

O estudo está servindo para que se possa minimizar, controlar ou prevenir esse gande terror dos grandes centros urbanos: o congestionamento.

Fonte: Metamorfose Digital – MDig

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!