Embraco: refrigeração baseada em ProEngineer




A Embraco, fabricante de compressores com sede em Joinville, acaba de vencer o prêmio PTC Metric Awards 2009, na categoria “Automotivo”, com o AeroTruck, sistema de refrigeração para caminhões desenvolvido com o software Pro/Engineer, ferramenta integrada CAD/CAM/CAE da PTC.

“O Pro/Engineer foi fundamental durante o desenvolvimento do projeto. Com o recurso do módulo Pro/Mecânica foi possível fazer análises virtuais para saber se as peças iriam suportar certos tipos de desgastes”, conta Maicon Jarschel, da divisão Cooling Solutions da Embraco.

Segundo ele, por trabalhar em três dimensões o programa tornou o trabalho muito mais rápido. “Desenvolver o AeroTruck em um programa 2D tornaria o projeto mais caro e demoraria pelo menos o dobro do tempo”, conclui.

O AeroTruck utiliza um sistema de refrigeração hermético, como o dos refrigeradores domésticos, podendo ser usado mesmo quando o caminhão está desligado. Dessa forma, o motorista pode dormir com a cabine climatizada sem gastar combustível, utilizando apenas a energia da bateria.

O produto tem um sistema eletrônico inteligente que identifica e interrompe automaticamente seu funcionamento antes que a bateria descarregue.

Mas este não foi o primeiro projeto desenvolvido pela Embraco com o software da PTC: a empresa joinvilense é usuária do Pro/Engineer desde 1994.

“Além do Pro/Engineer ter melhor performance, a parametrização é determinante porque facilita a criação e economizamos até 80% de tempo com a alteração de projetos”, explica Dalton Hardt, engenheiro de Processos da Embraco.

O prêmio PTC Metric Awards é promovido pela PTC mundialmente, todo ano, e elege os melhores projetos feitos com o Pro/Engineer. A premiação leva em conta critérios como inovação, redução de custos, aumento de produtividade e grau de complexidade dos projetos.

Fonte: Baguete – Tecnologia e informação

Inscreva-se




2 comentários em “Embraco: refrigeração baseada em ProEngineer

  • 09/01/2010 em 23:33
    Permalink

    Amigo tenho interesse neste item.Porque tenho vontade de instalar em meu MHome.

    Resposta
    • 09/01/2010 em 23:34
      Permalink

      O Blog Amo Caminhões não trabalha com venda ou negociação de peças ou veículos, apenas fazemos divulgação de notícias, informações, testes e dicas sobre transporte e caminhões.

      Agradeço a compreensão.

      Rafael Brusque

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!