Mais Alimentos começa a financiar veículos de transporte de carga

A linha de crédito do Pronaf Mais Alimentos que financia veículos de transporte de carga para os agricultores familiares começa a ser operacionalizada nesta sexta-feira (15) com a oferta de 15 modelos de caminhões com capacidade para transportar de 1,5 tonelada a até oito toneladas. As especificações técnicas dos modelos, fabricados por três empresas, estão disponíveis no portal do Programa, no endereço http://comunidades.mda.gov.br/principal/programa_mais_alimentos. Para acessar a relação, é necessário informar o estado, se o interessado é contribuinte ou não do ICMS e selecionar a categoria Veículos de Transporte de Carga.

Os produtos têm descontos que variam de 5% a 15% em relação aos preços de mercado. Os valores correspondem apenas ao chassi do caminhão. A carroceria (aberta, graneleira, baú, de grade) escolhida pelo agricultor familiar também será financiada pelo Mais Alimentos.

A oferta é o resultado da primeira etapa das negociações entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e empresas do setor. O coordenador nacional do Mais Alimentos, Hercílio Matos, estima que outras empresas que fabricam produtos de transporte de carga que atendem à agricultura familiar vão se incorporar ao Programa até o final de janeiro. “A lista de produtos financiáveis é a que está no portal do Mais Alimentos”, ressalta Hercílio.

O financiamento de veículos de carga, que inclui caminhões frigoríficos, isotérmicos e graneleiros, por meio do Mais Alimentos foi aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 26 de novembro. As condições são as mesmas dos demais produtos atendidos pelo Programa. O primeiro passo para o agricultor familiar acessar o financiamento é procurar uma empresa de assistência técnica e extensão rural, que vai verificar e avalizar a viabilidade do projeto que será desenvolvido.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, destaca que, com o financiamento de veículos de transporte de carga, o Mais Alimentos passa a contemplar todo o ciclo produtivo da agricultura familiar. A primeira etapa, iniciada em julho de 2008, atendeu à modernização da infraestrutura produtiva, que resultou, em um ano, no aumento de 7,8 milhões de toneladas de alimentos. No segundo semestre de 2009, o Programa passou a financiar estruturas de armazenagem. “Nada mais justo do que também financiar o transporte. Isso vai facilitar o escoamento da produção e garantir mais autonomia aos produtores familiares no momento da comercialização”, afirma Cassel.

O Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) criada para estimular a modernização produtiva das unidades familiares agrícolas de todo o País. O Programa financia projetos até R$ 100 mil, tem juros de 2% ao ano, até três anos de carência e prazo de pagamento do empréstimo de até dez anos.

Além de veículos para o transporte de carga e a comercialização da produção, os agricultores familiares podem, por meio da linha de crédito, financiar tratores, máquinas, implementos agrícolas, projetos para construção de armazéns e silos, cerca elétrica para isolamento do rebanho, melhoramento genético, correção de solo, formação de pomares e melhoria da logística administrativa das propriedades rurais, como a informatização dos estoques, entre outras ações.

A lista de caminhões é essa:

Caminhão Agrale 6000
Caminhão Agrale 8500
Caminhão Iveco Daily 35S14 Cabine dupla 4×2
Caminhão Iveco Daily 35S14 Cabine simples 4×2
Caminhão Iveco Daily 45S14 Cabine dupla 4×2
Caminhão Iveco Daily 45S14 Cabine dupla 4×2
Caminhão Iveco Daily 45S14 Cabine simples 4×2
Caminhão Iveco Daily 55C16 Cabine dupla 4×2
Caminhão Iveco Daily 55C16 Cabine dupla 4×2
Caminhão Iveco Daily 55C16 Cabine simples 4×2
Caminhão Iveco Daily 70C16 Cabine dupla 4×2
Caminhão Iveco Daily 70C16 Cabine simples 4×2
Caminhão Volkswagen Delivery 5-140
Caminhão Volkswagen Delivery 8-150
Caminhão Volkswagen Worker 8-120

Fonte: ToSabendo.com

Adicionar a favoritos link permanente.
camisetas-PROMOCAO
  • jones perin

    O banco do brasil aprovou o meu credito para aquisiçao de um caminhao ,a conscessionaria nao podeme entregar o veiculo porque a fabrica da mercedes bens alega nao ter assinado o convenio com o governo, e eu sem saber o que faser ,porque para trocar de veiculo tenho que desembolçar R$ 17.000,00 que eu nao tenho. quem pode me ajudar?

  • silvia Helena do Amaral Goulart

    o caminhão F-4000(basica) FORD,com carroceria de madeir\ Cor prata, ano/modelo:10/11 no valor de 102.500,00 se enquadra dentro do programa para financiamento?

  • rovane

    meus amigos, eu comprei e aconselho, o melhor veiculo hoje para se adquirir pelo pronaf e o iveco, foi tudo bem tranquilo e to gostando do carro, não incomoda nada.

    • Ocimar

      Quais são as documentaçõe necessarias para este projeto, e como ficam as prestações deste finaciamento

  • Jozé

    boa tarde, tive informaçoes junto ao mda que existe uma linha de credito para picapups com capacidade de ate 800 kilos ja sou beneficiario do plano pronaf, para cultivo de orta protegida, quiria saber dessa linha da camionete e como devo proceguir origado

    • Rafael Brusque

      Boa noite Jozé

      Infelizmente não tenho informações sobre o que é necessário para se conseguir essa linha de financiamento. Procure saber no Banco do Brasil, ele poderão lhe ajudar lá.

      Abraço

  • Promoção