Certificado para vidro será obrigatório




Empresas e fabricantes têm até junho de 2011 para atender aos requisitos do Inmetro

A certificação dos vidros automotivos será obrigatória nos caminhões. Com atuação do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), os fabricantes e importadores terão até junho de 2011 para se adequar aos requisitos de qualidade das portarias do Inmetro de número 156 (vidro de segurança temperado) e 157 (vidro laminado de para-brisa) e normas nacionais de fabricação.

“Todo vidro automotivo comercializado no país, produzido aqui ou não, deverá estar em conformidade com normas e padrões de qualidade específicos. Isso tudo será necessário para o que produto ofereça segurança para o consumidor”, reforça Sérgio Kina, gerente técnico do IQA.

Para a empresa obter a certificação, o IQA fará a auditoria de todos os processos relevantes do centro de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. Esta análise envolve o controle da documentação do sistema da qualidade, controle de produção, processo de aquisição de matéria-prima, identificação e rastreabilidade do produto, além de controle de dispositivos de medição, entre outros requisitos.

“A qualidade tem de estar em todos os processos, inclusive na maneira como a empresa recebe e dá andamento às reclamações externas”, afirma Kina. Segundo o gerente, serão verificados a capacitação dos funcionários, os registros de reclamações e os procedimentos adotados para o seu tratamento.

Os vidros automotivos também irão passar por ensaios em laboratórios, conforme normas brasileiras, com ensaios de resistência ao impacto, fragmentação, abrasão, radiação, umidade, distorção óptica, entre outros.

Fonte: TranspoShop

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!