Fórmula Truck: Ford Racing Trucks se prepara para prova na Argentina




Expectativa é tentar alcançar um pódio novamente e confirmar a ascensão dos caminhões Ford Cargo nesta temporada.

Dando prosseguimento ao calendário de 2010 da Fórmula Truck, a categoria dos ‘brutamontes’ desembarca na Argentina, para a disputa da sétima etapa dos Campeonatos Brasileiro e Sul-americano, que acontece no domingo (19/9). Vindo de um bom resultado na última etapa, onde Danilo Dirani largou da pole e fechou com um segundo lugar numa prova disputadíssima, a equipe Ford Racing Trucks (Ford/ Consórcio Case/ Automotiva Usiminas/ Cummins/ Eaton/ FrasLe/ BorgWarner/ Mahle/ Beta Ferramentas/ Molas Feeder/ Digipulse/ Tecnodiesel/ Stock AIG/ S.Y.L.) quer usar o bom momento para subir na tabela de classificação do campeonato.

“Os nossos caminhões Ford Cargo estão bem, provamos isso na corrida de Londrina com o Danilo, e o Bruno (Junqueira) e o (Andersom) Toso também vinham muito bem. Para essa etapa vamos focar novamente em fazer uma boa classificação. O circuito de Buenos Aires favorece os caminhões grandes, com longas retas, mas acredito numa pole (position) novamente pelas nossas últimas apresentações. Temos de aproveitar esse bom momento”, explicou Djalma Fogaça, chefe da equipe Ford Racing Trucks.

Pela segunda vez a categoria irá correr fora de seu país de origem e a cidade portenha de Buenos Aires será a sede da etapa no autódromo Juan y Oscar Gálvez. O traçado possui múltiplas alternativas e o local recebeu provas da Fórmula 1 entre os anos de 1995 e 1998. Os caminhões irão usar o traçado de número 8, que tem 3.337 metros. Pelas características do circuito, a Ford Racing Trucks já pensa nas estratégias de corrida para garantir outro pódio. Danilo Dirani, que cravou a pole-position na última corrida, confirma a intenção.

“A etapa de Londrina confirmou o bom desempenho que estamos tendo desde a pole-position no Rio de Janeiro. Em São Paulo achávamos que não iríamos andar bem, mas fiz o segundo melhor tempo na classificação. Acho que nossos caminhões Ford Cargo podem se dar bem novamente, principalmente no trecho do miolo do circuito. A expectativa é boa e temos de largar o mais à frente possível. Acho que assim conseguiremos beliscar um pódio. Temos de pontuar ao máximo nessa etapa”, frisou Dirani.

Os caminhões Ford modelo Cargo da equipe Ford Racing Trucks possuem motores Cummins de 9 litros, mais leves que os de 12 litros de muitas equipes. Com um entreeixos menor, as características são mais favoráveis para circuitos mais travados, com várias curvas e retas curtas. Mas para o mineiro Bruno Junqueira, a fase boa pode ajudar na pista portenha, que ele já conhece de quando corria na Fórmula 3.

“Com os caminhões ainda não andei lá, mas já corri de Fórmula 3 e acho o traçado bem interessante. Será uma etapa seletiva pelas condições da pista e acho que nosso equipamento tem boas condições de fazer uma prova consistente. Cada dia mais estou aprendendo a tocada do caminhão e estamos vindo numa evolução muito boa. Consegui pontuar na última etapa e acho que podemos classificar numa boa posição. Essa é nossa meta. É difícil chegar nos ponteiros, mas se mantivermos o ritmo das últimas corridas, creio que podemos somar mais pontos para a equipe”, afirmou Junqueira.

Já o piloto gaúcho Andersom Toso está ansioso para fazer sua estreia em terras estrangeiras. Sem nunca ter corrido na Argentina, o gaúcho espera que a pista favoreça o seu estilo de pilotagem para ajudar a equipe Ford Racing Trucks a subir mais ainda na tabela de classificação do campeonato de marcas.

“Será minha primeira vez na Argentina. O legal é isso, esse desafio de conhecer uma pista nova. Aqui no Brasil já conheço todas do calendário de outras categorias que andei, mas nunca andei lá em Buenos Aires antes e não vejo a hora de colocar o caminhão na pista para acelerar e descobrir cada curva do traçado. Estou louco para conhecer como é. Eu gosto de pistas de alta, meu estilo de pilotagem não é muito de circuitos travados. Como sei que o traçado tem longas retas e um miolo com diversas curvas, será uma boa mescla do meu estilo de pilotagem com as características do caminhão, favoráveis para trechos mais lentos”, analisou o piloto do caminhão Ford Cargo numeral 46.

“Estamos muito animados para essa corrida após a última etapa. Todos os caminhões terminaram a prova, apesar do meu acidente, e o Danilo terminar em segundo nos motivou mais ainda a buscar os pontos para subir na tabela. Pensando como equipe, temos boas vantagens para fazer uma boa prova”, completou o gaúcho.

Os ‘brutamontes’ da Fórmula Truck irão participar do evento conjunto que marca a “Corrida do Ano” da Top Race, categoria argentina de turismo que teve uma de suas etapas disputadas no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Agora é a vez dos caminhões irem à Buenos Aires para a sua etapa internacional.

Fonte: Cross Brasil

Inscreva-se




2 comentários em “Fórmula Truck: Ford Racing Trucks se prepara para prova na Argentina

  • 16/09/2010 em 11:27
    Permalink

    Rafael queria agregar a la informacion que va a correr como invitado un piloto argentino: nº 42 -Gaston Mazzacane- Equipo:Ford ABF. este piloto es Ex F1 y Indy Card, es un orgullo poder ver a este piloto manejando estos moustros hermosos…
    Un Abrazo desde Argentina

    Resposta
  • 16/09/2010 em 11:16
    Permalink

    Los esperamos aqui en Argentina, va hacer muy lindo ver una catgoria tan impotante como la TRUCK.. \o/

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!