O Volvo do Futuro




O departamento de desenvolvimento tecnológico da Volvo, dirigido por Rikard Orell, apresentou sua projeção dos caminhões da marca para o futuro, o Volvo Concept Truck 2020, que revoluciona totalmente a visão que temos dos caminhões que circularão por nossas estradas nas próximas décadas.

Para Orell, muitas das tecnologias incorporadas pelo projeto VCT 2020 já estão disponíveis ou se encontram em fase avançada de desenvolvimento. Segundo o diretor, nós próximo anos assistiremos ao aperfeiçoamento e a implantação de algumas dessas tecnologias nos veículos da Volvo.

O VCT oferecerá aos condutores um caminhão totalmente inovador, controlado inclusive por piloto automático e capaz de circular sem paradas a uma velocidade de 90 km/h com a máxima eficiência energética e total segurança. Para evitar trânsito, esse sueco do futuro circulará por vias exclusivas.

Mas mesmo em meio a tanta tecnologia, o profissional do volante não foi esquecido, terá mais conforto, espaço e tecnologia a bordo da cabine. Por exemplo, o painel será substituído por uma tela, na qual se controla todas as funções do veículo e quem sabe será controlada apenas pelo toque.

Outro item que chama atenção no projeto é o assento do motorista. Uma poltrona que está um tanto longe do que atualmente encontramos. Contudo, sobra inovação ainda para a iluminação da cabine. Trata-se de um sistema totalmente inteligente e que funciona de forma independente em cada um dos cantos do habitáculo. Os retrovisores também foram substituídos por câmeras de LED integradas a carroceria. E como elemento de segurança operacional as cabines serão cerca de 500 mm mais largas em relação às atuais.

Fonte: Revista Transporte Mundial

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!