Conforto com exclusividade




A holandesa DAF passa a produzir, em edição limitada, o XF 105 que incorpora itens de conforto e segurança. O modelo foi um dos maiores atrativos da marca, no estande da fabricante no Salão de Hannover

Antes mesmo de ser apresentado ao mercado europeu, centenas de clientes aguardavam ansiosos a chegada de sua unidade do DAF XF105 Limited Edition (Edição Limitada), ou o Blue Edition – que pode ser visto no estande da marca no IAA (Salão Europeu de Veículos Comerciais) da Alemanha

Isso porque logo que a DAF anunciou que iniciaria as vendas de um caminhão exclusivo, equipado com um alto nível de conforto e os mais inovadores sistemas de segurança ativa, a um preço “justíssimo” para os padrões do Velho Continente, despertou o desejo de muitos profissionais.

O caminhão possui o mesmo desenho da linha tradicional XF, porém, agrega alguns detalhes exclusivos como as cores azul, cinza e branco.

O logotipo Limited Edition gravado nas portas, os faróis “skylights”, de longa distância e a buzina de teto cromada, ambos localizados no defletor, também coloca esse XF em posição de único.

Na grade dianteira há detalhes que denotam a exclusividade. Em sua parte central, ela recebeu um tom em branco, ficando as laterais com a mesma cor do restante da carroceria. O conjunto óptico incorpora faróis de xenon e a série equipa a cabine denominada Super Space Cab.

Com motorização de 460 cv cv, equipa caixa de câmbio AS-Tronic de 12 velocidades freio secundário Intarder denominado pela fabricante holandesa MX Brake.

Tratando-se de preço, um dos argumentos dos executivos da DAF para atrair os consumidores autônomos, está justamente nesse tema. De acordo com os profissionais da marca, o valor de aquisição é razoável, sobretudo se levar em conta os componentes que ele equipa e isso inclui os itens de segurança ativa que também estão disponíveis nos caminhões rodoviários da grife. São o ESP (Sistema Eletrônico de Estabilidade) cuja função é de corrigir eventuais falhas de pilotagem, evitando que o veículo derrape e mantendo uma trajetória segura; o Cruise Control Adaptativo é um sistema que, por meio de um radar situado na grade dianteira, se encarrega de adaptar a velocidade do veículo a situações adversas do trânsito, sem o motorista ter de fazer freadas bruscas, inclusive em caso de emergência, por exemplo, pois o caminhão faz a frenagem no tempo exato e de maneira segura, sem causar colisões. O XF105 equipa também o LGS (Sistema Lane Guard – Sistema de Manutenção de Faixa), um controlador eletrônico de faixa de rodagem que monitora permanentemente a faixa. Se o condutor sair dela sem acionar a luz de seta, é dado aviso sonoro. Outra novidade deste modelo é incorporar airbag no volante e no painel, na direção do banco do passageiro.

Nesta série Limited Edition o caminhão ainda contempla uma câmera que ajuda a otimizar a visão lateral do motorista, do lado direito.

Como um opcional, no entanto, pode ser incorporada uma segunda câmera frontal e outra terceira situada na parte traseira do semirreboque. As imagens captadas são vistas pelo motorista por intermédio de um visor situado junto ao quadro de comandos, permitindo-o realizar as manobras com mais autonomia e segurança.

O XF105 Limited Edition será comercializado com um contrato de manutenção com duração de seis anos dentro da modalidade Full Care. Isso significa que durante o primeiro ano de vigência, o valor de reparação terá um preço bem competitivo, em relação aos praticados no mercado europeu.

Além disso, pelo fato de a fabricante estar direcionando o seu foco no consumidor autônomo, esses clientes “Limited Edition” também vão se beneficiar, em caráter preferencial, das diversas modalidades de financiamento da Paccar Financial.

Vale ressaltar que, dependendo das especificações que sejam realizadas pelos clientes, isso sem contabilizar os opcionais que figuram no catálogo, o preço do XF105 Limited Edition gira em torno de 82 000 euros. Fazendo uma simples conversão – sem contabilizar taxas de IPI ou de importação – esse caminhão custaria no Brasil algo equivalente a R$ 191 000 – com o Euro na cotação de hoje valendo R$ 2,33. Se fosse vendido aqui por esse valor, valeria a pena passar em uma concessionária e dar uma renovada na frota.

Fonte: Transporte Mundial




2 comentários em “Conforto com exclusividade

  • 02/09/2013 em 00:59
    Permalink

    gosto muito do caminhao daf, pois já trbalhei na europa e gostei muito,

    Resposta
  • 14/10/2010 em 14:36
    Permalink

    Show de bola, e de tecnologia no DAF 105…
    Só por curiosidade, a legislação de trânsito brasileira permite farois acima de 1,5 m? Vlw.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!