Freio motor




O freio motor é um sistema auxiliar muito utilizado em caminhões pesados e é um grande diferencial dos propulsores Diesel, já que se aproveita da potência do motor como força de frenagem em declives.

Entre as vantagens deste sistema, podemos destacar a redução de velocidade do caminhão com maior segurança, pois o motorista conta com uma melhor dirigibilidade e estabilidade do veículo. Além disto, o freio motor torna as descidas e viagens mais rápidas, com menor consumo de combustível e economia dos freios de serviço, que se traduzem numa diminuição do custo operacional e também vantagens ambientais.

Esse conjunto pode ser ativado de diversas maneiras, a mais comum conta com uma válvula “borboleta”, que se encontra no escapamento do veículo. Quando a válvula é acionada, fecha-se a passagem dos gases de escape represando-os nos cilindros, causando um calço pneumático que age nos pistões e desta forma diminuem a rotação do propulsor e, conseqüentemente, a velocidade do veículo.

Hoje, com as novas tecnologias, já temos soluções eletrônicas de freio motor que cortam a injeção de combustível e, ao mesmo tempo, utilizam atuadores diretamente na válvula de escape para criar uma contrapressão dentro dos cilindros, podendo também utilizar o turbo para aumentar a pressão interna e portanto a força de frenagem.

Fonte: Clube do Diesel

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!