Locomotiva com motor Scania




Após quase 20 anos de puro ostracismo no que se refere o transporte ferroviário, um trem Scania foi adquirido para operar na província de Entre Ríos, região Nordeste da Argentina. Isso tudo porque em meados da década de 1990 a linha de trem que operava entre o Paraná (BRA) e Concepcíon (URU) foi fechada pelas autoridades, condenando as comunidades que dependiam do transporte à decadência econômica.

Em 2007, um grupo de moradores da região recuperou uma locomotiva e seus vagões abandonados. Pronto para uma nova viagem, moradores e ex-funcionários da ferrovia viajaram juntos pelos esquecidos trilhos, gerando a comoção do grande público argentino e sensibilizando as autoridades locais.

A linha que liga o Paraná a Concepción, que contém cerca de 300 quilômetros de trilhos e 24 estações de parada, deverá ser reativada ainda em 2010.

O trem que irá servir a linha é composto por dois veículos acoplados, sendo um com motor e outro sem, equipados com uma cabine de motorista cada para que o comboio possa seguir em qualquer direção, sem que o trem precise ser manobrado no final da linha. A locomotiva com motor utiliza tecnologia Scania.

“O principal objetivo foi desenvolver um veículo moderno em todos os aspectos: a tecnologia, a arquitetura interna, a aerodinâmica e o design”, afirma o engenheiro Roberto Fieg, gerente da unidade de negócios da empresa ferroviária.
O trem é tracionado por um motor Scania de 12 litros com 400 cv a 1.800 rpm, o que lhe permite alcançar velocidades de até 120 km/h. No entanto, a velocidade máxima do trem era limitada a 80 km/h por causa da depreciação que os trilhos da ferrovia sofreu ao longo de tantos anos de abandono.

“A Scania é uma parceira fantástica nos aspectos comercial e técnico.Primeiro, os motores que recebemos deles satisfaz todos os requisitos sem problemas. Em segundo lugar, o serviço de pós-vendas é excelente”, declara Fieg.

Motorização

• Motor: Scania 12 litros, 400 cv a 1.800 rpm
• Peso do motor: 40,350 kg
• Peso da locomotiva: 35,450 kg
• Comprimento total: 45,46 m
• Velocidade máxima: 120 km/h
• Capacidade de combustível: 700 litros
• Transmissão: Allison ORS 4500 automática hidráulica
• O veículo oferece baixo índice de manutenção devido a falta de contato com a superfície.

Fonte: Transpoonline

Inscreva-se




4 comentários em “Locomotiva com motor Scania

  • 13/01/2011 em 15:02
    Permalink

    Rafael, este tren esta ubicado a 100 km de mi ciudad, es nuevo aqui y funciona muy bien. que lindo ver informacion de aqui en este blog.
    Parabens!!!

    Resposta
  • 11/01/2011 em 19:06
    Permalink

    me aceita no msn ai pra nos conversarmos melhor

    Resposta
  • 11/01/2011 em 14:43
    Permalink

    Olá rafael queria te perguntar se o mod brusque funciona sem ficar lento com pc de 1gb e placa de video de 512 mb agurado a resposta email de contato é cleitonlisboa15@hotmail.com me adc aew eu estou a comprar uma placa de video so pra jogar com mod brusque

    Resposta
    • 11/01/2011 em 18:27
      Permalink

      O mod Brusque Transportadora funciona sim em seu pc. Pode dar um pouco de lag no trafego, mais roda sim. Caso for utiliza a BT, use apenas mais um mod de mapa. Ou melhor, baixe o Explorando a America 5.1 que não vai ter erro. Os caminhoes da BT já estão anexos ao mod.

      Abraço

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!