Mercedes-Benz em busca de menor consumo




Mercedes-Benz Sprinter Blue Efficiency

O consumo de combustível é um dos maiores desafios do transporte. Tanto é, que a economia, nesse quesito, sempre foi o maior argumento das fabricantes na hora de atrair clientes. Com a progressiva entrada de normas cada vez mais severas para a redução de CO2, as marcas de veículos comerciais aproveitam e desenvolvem tecnologias para afinar o consumo.

A Mercedes-Benz promoveu uma série de medidas com o objetivo de reduzir as emissões de sua gama de veículos Sprinter. Denominado Blue Efficiency, o programa inclui distintas soluções relativas à mecânica, tendo, entre as novidades, uma caixa de câmbio Eco Gear e um sistema Eco de parada e arranque.

O motor de 1500 cm³ está montado em um bloco de 4 cilindros, sendo dotado de sistema de alimentação common rail. Denominado OM-651, ele obtém três níveis de potência: 95, 129 e 163 cv. Esse propulsor trabalha com uma taxa muito elevada de recirculação de gases de escape, que são previamente refrigerados em duas etapas, contribuindo para reduzir significativamente as emissões, e posteriormente depurados, graças a um catalisador por oxidação e um filtro de partícula.

Arranque e parada Eco

Um dos equipamentos que permitem a redução de consumo do Sprinter é o Eco, sistema automático de arranque e de parada. Normalmente utilizado em veículos com vocação urbana, o seu funcionamento é simples: quando o motor para, não consome. Ou seja, se o condutor colocar o veículo em ponto morto ao parar em um semáforo, por exemplo, o sistema entende e corta o combustível. Segundo informações da Mercedes-Benz, essa tecnologia consegue reduzir em até 8% o consumo em operações urbanas.

Nesse pacote de eficácia está integrada a nova caixa de câmbio Eco Gear, com seis marchas e acionamento manual, cujo escalonamento, por desmultiplicação curta na primeira marcha e uma sexta extra longa, foi especialmente pensado para um furgão mais econômico.

Com essas especificações, o Sprinter Blue Efficiency consegue uma economia considerável, que a Mercedes quantificou entre 250 e 750 litros a cada 50 000 km percorridos, levando em consideração o modelo de carroceria.

Fonte: Transporte Mundial

Inscreva-se




2 comentários em “Mercedes-Benz em busca de menor consumo

  • 25/01/2011 em 15:23
    Permalink

    nossa vai ser otimo se isso acontecer por que vamos gastar menos com nosso carro por que as veses gastamos muito dinheiro com ele.
    valeu pela noticia

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!