Svempa Red Pearl R 999




Ele não é encontrado nas tradicionais revendas da Scania pelo mundo, mas tem chamado a atenção por todos os lugares por onde passa. Afinal, não é todo dia em que se vê um caminhão conversível.
A ideia surgiu da mente criativa do designer e customizador de veículos sueco Svempa Bergendahl.

O alvo dos trabalhos desse profissional chama-se Svempa Red Pearl R 999, um monstro de 1000 cv gerados por um V8 Twin Turbo de 16 litros. O resultado dessa cavalaria toda embaixo do capô é que a Red Pearl de 4,5 toneladas vai de 0 aos 100 km/h em menos 5 segundos.
A potência dessa Scania é tal que o som do motor – ajudado por um formidável sistema de escapamento – pode ser ouvido a cerca de meio quilômetro.

Pelo menos na Suécia e Austrália, países por onde já passou, as reações têm sido um misto de espanto e admiração. “As pessoas não conseguem ficar indiferentes a ela. De modo geral, acham que é a coisa mais ‘quente’ que já viram”, conta o pai da criança, Erik “Svempa” Bergendahl. Não é para menos: além da força bruta, a Red Pearl também teve um trabalho de pintura que custou o mesmo que um Siena Flex EL (R$ 33 mil). O toque final é o piso transparente, de modo a permitir que as pessoas vejam o sistema de transmissão em funcionamento.

Segundo a Scania, a história da Pérola Vermelha começou em 2005, quando Svempa adquiriu uma T-500 do laboratório de testes da empresa. O resultado final apareceu dois anos e cerca de três mil horas de trabalho depois: totalmente reconstruído, o modelo Red Pearl R999 teve o teto cortado, o parabrisa rebaixado em cerca de 40 cm, as portas simplesmente desapareceram e o “focinho” recebeu uma grade da série R.

Nem Svempa nem a Scania divulgaram quanto custa o conversível sueco ou quando foi investido no trabalho de customização. Mas, parece que todos concordam que o resultado final compensa o que foi gasto na transformação.

Fonte: Jornal A Cidade




Deixe sua opinião sobre o assunto!