A safra pega a estrada




Março será o auge para o transporte da soja pelas rodovias paranaenses em 2011. Devido às chuvas concentradas no início do ano, os produtores devem aproveitar a janela de tempo bom em março para a colheita, boa parte já vendida, que deve imediatamente pegar a estrada e seguir em direção aos portos de Paranaguá (PR), São Francisco do Sul e Itajaí (SC).

Segundo a concessionária RodoNorte, que administra as principais vias para escoamento da safra no estado – as BR 376 e 277 entre Apucarana e Curitiba –, o fluxo do tráfego comercial aumenta em média 20% em março, se comparado com a média de meses de entressafra, como novembro e dezembro. Somado ao bom momento vivido pela economia, o fluxo deve ser ainda 8% superior ao do ano anterior.

Para se ter uma ideia, enquanto um navio graneleiro de porte médio carrega cerca de 60 mil toneladas, um caminhão bitrem carrega aproximadamente 37. E na volta, para carregar novamente, o caminhoneiro não perde a oportunidade para transportar uma nova carga – uma das mais levadas no caminho de volta é a ureia.

Fonte: JM News




Um comentário em “A safra pega a estrada

  • 21/02/2011 em 21:07
    Permalink

    éee, o pai mesmo já tá indo com soja novo daqui da região oeste, ta saindo mais pro porto de São francisco mesmo’ ae de lá ele sobe pra voltar com calcário ou cimento,qe é o que mais tá saindo também’

    Saafra promete esse ano’ (y

    esse ano eu compro meu pc novo UAHSUAHS’ *-*

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!