Iveco Magirus: dragão antifogo




Os aeroportos europeus estão bem servidos, pelo menos no que diz respeito a equipamentos de segurança, com os caminhões anti-incêndios. Tratemos do Iveco Magirus Dragão 6×6, caminhão que possui 4 m de altura, 10 m de comprimento e que equipa o motor Cursor 13 de 560 cv instalado sobre os eixos traseiros, que trabalha em conjunto com a caixa de transmissão Allison de seis marchas.

Para dar suporte a todo o seu aparato antifogo, o caminhão conta com um depósito de 10 000 litros de água e outro com 1 200 de espuma que podem ser lançados misturados, conforme critério dos profissionais, isso graças a dois bocais instalados sobre o teto do caminhão que podem trabalhar em conjunto, se houver necessidade. Paralelamente a isso, o Dragão 6×6 equipa também um sistema autônomo de mangueira para apagar incêndios de origem elétrica. Para que o caminhão tenha autonomia na hora de trabalhar com os dois bocais ao mesmo tempo, ele equipa um motor específico, localizado atrás da cabine: é o Cursor 10 de 455 cv, que tem força suficiente para fazer jorrar água a uma altura de mais de 80 m.

Em ordem de marcha, o Magirus 6×6 alcança 35 t, pode superar 100 km/h e alcançar uma aceleração de 80 km/h em menos de 40 segundos. Por dentro ele pode transportar três bombeiros, mais o condutor.

Fonte: Transporte Mundial




Um comentário em “Iveco Magirus: dragão antifogo

  • 18/02/2011 em 12:09
    Permalink

    Legal! Mas impossível ser 6×6 pois tem 4 eixos…

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!