Montadora desafia universitários a criarem projeto de caminhão




Uma palestra, um desafio. Assim se pode definir como surgiu o convite da MAN Latin América, para que 23 alunos do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, criem um projeto de um caminhão de pequeno porte para ser lançado em 2020 no Brasil e na África do Sul.

O convite partiu em 2010 quando um grupo de representantes da empresa automobilística esteve no UniFOA ministrando uma palestra para os alunos do curso sobre Design de Caminhões. Percebendo o interesse dos alunos pelo tema, eles propuseram um desafio: no prazo de um ano, uma equipe formada por alunos e professores do curso teria que desenvolver um veículo que se encaixe nas duras especificações de transporte de carga convencional e que, ao mesmo tempo, seja uma alternativa útil para quem precisa transportar uma carga pequena.

Segundo a coordenadora do curso de Design, Cristiana Fernandes, o Projeto Vidu reforça a tese de que as empresas estão, cada vez mais, se voltando para a importância do design na produção. “Porque não é simplesmente sentar e inventar um veículo. É preciso um estudo aprofundado, levando em conta conceitos, necessidades do usuário, usabilidade, estética, etc. Para isso, dividimos o projeto em cinco núcleos, cada qual responsável por uma parte específica,” explicou Cristiana.

O gerente de estratégia e gerenciamento de portfólio da MAN Latin America, Cristian Benito, destacou a importância do design nos produtos da empresa. “Temos que passar a impressão de uma marca robusta, que produz veículos de qualidade. Com esse projeto dos alunos, esperamos coletar o máximo de idéias possíveis e implementar algumas delas em nossos novos produtos,” anunciou Benito.

Os alunos já aplicaram uma pesquisa, onde conseguiram descobrir quais são as necessidades dos usuários desse tipo de veículo e já começaram a planejar como será o produto. Segundo o aluno Danton Gravina, do sétimo período do curso, “estar presente em um projeto como esse é de grande valia para a carreira de qualquer estudante de design, pois você ganha uma contribuição para o seu portifólio, ainda mais se tratando de uma empresa desse porte.”.

Divisão

A coordenadora do curso, Cristiana Fernandes, explica que para diminuir o tempo de elaboração, o projeto foi dividido em cinco núcleos. O primeiro, voltado ao design exterior, estará responsável pelo desenho do caminhão. Linhas, formas e peças serão desenvolvidas. O núcleo de design Interior ficará responsável pela ergonomia do veículo e pelo desenvolvimento de bancos, painéis, etc.

Já a parte interna que compreende a estética e conforto, revestimentos, tecidos e materiais ficará a cargo de um terceiro núcleo. O quarto grupo de alunos estará responsável pelo branding, ou seja, o conceito do veículo e sua identidade visual. Um quinto núcleo estará responsável pelo marketing tendo a divulgação e a promoção do caminhão sob sua responsabilidade.

Fonte: Diário do Vale




Deixe sua opinião sobre o assunto!