Movimentação nos portos paranaense sobre 16% no bimestre




Os portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, movimentaram 5,3 milhões de toneladas de cargas no primeiro bimestre. De acordo com levantamento divulgado pela administração portuária, trata-se de um crescimento de 16% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas 4,6 milhões de toneladas.

Paranaguá

Em seu balanço do bimestre, a Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) aponta um aumento de 14% na movimentação de carga geral no Porto de Paranaguá. Destaca ainda o crescimento de 12% nos granéis sólidos, ressaltando a importação de fertilizantes, que fechou o acumulado com 1,1 milhão de toneladas, 22% superior ao registrado em 2010.

De acordo com a administração do porto, a exportação de granéis foi bastante prejudicada em fevereiro por conta das chuvas, sendo que os embarques de soja, milho e farelo de soja foram menores comparando com fevereiro de 2010 por conta das operações nos navios restritas aos poucos períodos de tempo seco.

Para se ter uma idéia, somente no mês passado foram 230 horas de chuvas em Paranaguá. Mesmo assim, a Appa registrou alta de 7% nas exportações de granéis no bimestre na comparação com o mesmo período de 2010.

A movimentação de veículos foi destaque no bimestre, com 25.008 unidades movimentadas e crescimento de 26% em relação ao mesmo período de 2010. As importações, particularmente, registraram um expressivo crescimento de 76%.

Antonina

O Porto de Antonina, que teve operações paralisadas por um período, vem recuperando suas atividades, principalmente na importação de fertilizantes, trigo e exportação de congelados, segundo a Appa. O porto movimentou 310,5 mil toneladas no primeiro bimestre contra apenas quatro mil toneladas em igual período do ano passado.

Fonte: Canal do Transporte

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!