Eua vs México: Pode chegar ao fim a discussão para livre fronteira para caminhões




A administração Obama tem conseguido manter em sintonia com seu cronograma para pôr fim as diferenças sobre o acesso de caminhões mexicanos nos os EUA.

Apesar da oposição da União, o Ministério dos Transportes emitiu uma proposta de 13 abril para um projeto piloto com o México para o “comércio transfronteiriço de caminhões de rotas longas”. Comentários sobre a proposta serão aceitas até 13 de maio.

O presidente Barack Obama e o presidente mexicano, Felipe Calderón, prometeram em março, que um projeto de acordo seria fechado para acabar com a disputa, que tem se crescido a uma década e chegou a um estágio de crise em 2009, com tarifas retaliatórias em uma grande variedade de produtos dos EUA – incluindo vários produtos perecíveis produzidos.

Como o projeto piloto anunciou, um projecto de acordo é possível em Maio ou Junho, parecendo provável que 50% das tarifas de retaliação já em vigor podem ser removidas até ao Julho e os restantes 50% após essa data.

Isso tornaria as exportações de 10 produtos produtos perecíveis, agora confrontados com uma tarifa de 20% de imediato, mais competitiva, com possibilidade de gerar lucros adicionais para os produtores.

Nesta economia global ainda frágil, é importante que os EUA defendam os seus próprios acordos de livre comércio, e a disputa de transporte tem sido um espinho cravado no flanco da “North American Free Trade Agreement” por muito tempo.

Esta primeira etapa deve conduzir rapidamente ao fim da crise – a eliminação das tarifas de trasporte acabando pelo final deste ano.

Fonte: The Packer




Deixe sua opinião sobre o assunto!