Scania aposta no mercado militar brasileiro




SCANIA G440 CB 8×8 HHZ

A Scania, um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos, aposta no crescimento de oportunidades mercado militar brasileiro e marca presença na LAAD 2011. A empresa oferece diversos veículos para forças militares em operações de combate a incêndio, resgates por terra e por mar, entre outras aplicações.

A montadora trouxe da Finlândia, especialmente para a exposição, o caminhão multitarefa militar G440 CB 8×8 HHZ, equipado com motor 13 litros, 440 hp e 2300 Nm. O veículo conta com tração nos quatro eixos, sendo os dois dianteiros direcionais e atende atualmente as das Forças Armadas do país nórdico.

SCANIA P420 CB 4X4

Também está exposto o P420 CB 4X4, veículo Scania de intervenção rápida em combate a incêndios, com motor 12 litros, 420 hp e tração nos dois eixos. Atualmente utilizado pela Infraero em aeroportos, o veículos possui tanques com capacidade de até 10 mil litros de água e mil litros de espuma.

“Os caminhões e motores Scania são produtos premium em todo o mundo e representam o estado da arte em tecnologia de transporte. A LAAD será uma excelente oportunidade para apresentar nossas soluções de ponta para os mais diversos tipos de aplicações, inclusive para situações extremas, como as vividas pelas forças de defesa”, afirma Rogério Rezende, diretor de assuntos governamentais e institucionais da Scania.

Os veículos Scania são produzidos em módulos para aplicações específicas, possibilitando várias combinações a partir de um número de componentes básicos. Além da fácil adaptação, o sistema modular garante manutenção e reparos simplificados, pois demanda menos ferramentas e peças em estoque. Além disso, a rede distribuidora mundial facilita o acesso a peças vitais no caso de operações no exterior.

Combate a incêndios

A Scania celebrou recentemente 90 anos de atuação no segmento de resgate e combate a incêndios. Nos países nórdicos, que possuem algumas das normas de segurança mais exigentes do mundo, a marca é a primeira opção para mais de 95% das brigadas de resgate do setor. Níveis de fidelidade similares também podem ser observados em todo o Reino Unido e em muitas partes da Europa, Ásia e Austrália.

Força no mar

No mar, os motores de propulsão Scania são amplamente usados em embarcações de defesa, barcos ambulância e barcos de patrulha por responderem a aplicações marítimas exigentes, em que a carga do motor pode ser muito elevada em condições desafiadoras.

Muitas das embarcações das marinhas da Suécia e da Noruega já usam os motores Scania. A empresa forneceu motores para propulsão das embarcações da Polícia Federal e da Marinha brasileira. A Scania também equipa as embarcações da marinha de outros países da América Latina, como México, Bolívia e Paraguai.

Operações militares

Os veículos de defesa Scania foram desenvolvidos para operar nos mais diversos terrenos em situações diversas, como desertos ou áreas alagadas. As cabines Scania para a área de defesa são projetadas para aceitar vários níveis de reforço e suportar explosão de minas antipessoais e fogo de pequenas armas voltadas a perfurar blindagens. Os veículos também contam com proteção contra minas antitanque, montada no chassis, garantindo que os ocupantes abandonem o veículo incólumes após a detonação de um artefato.

Isso se deve à tecnologia de placas blindadas nos compartimentos das rodas, que defletem a onda de choque para os lados a fim de desviar a força plena sobre o compartimento. Além disso, dispositivos run-flat, redirecionam a onda de choque da explosão de uma mina para fora.

Fonte: Defesa Brasil

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!