A Volvo Trucks está pondo a prova a tecnologia para melhorar os serviços pós-venda




A Volvo Trucks está trabalhando continuamente para melhorar a qualidade e a eficiência dos seus serviços pós-venda. Um método que está sendo testado é o uso de telefones inteligentes – com base em workshops de tecnologia.

“Os smartphones são fáceis para usar com dispositivos que podem ajudar nossos engenheiros no local de trabalho, oferecendo aos nossos clientes um melhor suporte”, diz Bengt Persson, vice-presidente de Qualidade e Assistência Técnica da Volvo Trucks.

Com este novo conceito, que foi desenvolvido em colaboração com a Volvo e a Volvo TI, as instruções são de fácil acesso para o técnico no próprio smartphone. Informações podem ser entregues, quer como texto ou por imagens e animações. Os benefícios são muitos. Por um lado, as animações permitem que o usuário ultrapassar as barreiras linguísticas, com evidentes benefícios para uma empresa como a Volvo Trucks, que possui lojas em mais de 140 países. Como os smartphones são móveis e fácil de transportar, também tornam mais fácil para os técnicos que podem ser sempre atualizados com as últimas informações no seu trabalho.

“É ótimo que as novas tecnologias podem ser usadas para melhorar e desenvolver o nosso trabalho”, disse Mattias Roos, um técnico de serviço na oficina de caminhões da Volvo em Gotemburgo, que testou o aplicativo. “O conceito poupa muito tempo de forma eficiente e é extremamente fácil de usar.”

A Volvo vê vantagens no uso de novas tecnologias. “Primeiro, produtos de consumo são produzidos em grandes quantidades, resultando em um preço significativamente mais baixo. Segundo, os usuários já têm conhecimento prévio de como essa tecnologia funciona e são mais propensos a adotá-lo como uma nova forma de trabalho “, diz Kerstin Hanson, diretor de Inovação Empresarial da Volvo IT.

Testes na China e na Suécia

Na primavera passada, os testes foram realizados entre os técnicos de serviço na China e Suécia, com ambos os relatórios de ganhos positivos. Agora, a Volvo Trucks e Volvo TI estão continuando seu trabalho de desenvolver e customizar o aplicativo. “O uso de smartphones nos centros de serviço é uma solução interessante, que irá melhorar a eficiência e garantir a qualidade do nosso serviço pós-venda. Portanto, temos grandes esperanças para o lançamento do conceito em um futuro próximo”, diz Bengt Persson.

Fonte: NexoTrans




Deixe sua opinião sobre o assunto!