Ford comemora 10 anos de produção de caminhões em São Bernardo com linha novo Cargo 2012




A Ford comemorou os 10 anos de operação da Fábrica de Caminhões em São Bernardo do Campo, SP. O evento marcou também o início de produção da Linha Novo Cargo 2012, que faz parte de um amplo programa de investimentos, da ordem de R$ 670 milhões no período de 2007 a 2013.

Presentes na comemoração, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o presidente da Ford Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, e o diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, Oswaldo Jardim, descerraram a placa alusiva aos 10 anos de produção em São Bernardo do Campo e aos investimentos viabilizados para a produção do Novo Cargo.

Marcos de Oliveira destacou o atual momento de crescimento e renovação da Ford Caminhões, mostrando a força e a importância que o segmento tem para as operações da marca na América do Sul. “É uma feliz coincidência comemorar os 10 anos da Fábrica de Caminhões junto com o lançamento do Novo Cargo, o maior lançamento da nossa história recente.”

O executivo da Ford também destacou a importância do Programa Pró-Veículos do Governo do Estado de São Paulo. “Estamos investindo na área de Caminhões e o Programa Pró-Veículos, criado pelo governador Geraldo Alckmin, fortaleceu as bases para a nossa competitividade no setor. A nossa perspectiva é crescer em volume e na oferta de produtos para alcançar uma presença ainda mais forte nesse mercado.”

Tradição

Marcos de Oliveira lembrou a tradição da Ford, que em 1957 se tornou a primeira fabricante de caminhões no País. “Nesse tempo, a competição no mercado cresceu. A Ford é a única que, em mais de cinquenta anos, nunca interrompeu a produção de caminhões, investindo no avanço da sua estrutura de engenharia, capaz de desenvolver produtos para diferentes tipos de aplicação, em sintonia com as necessidades dos clientes. Hoje, temos uma linha de caminhões de padrão global criada pela engenharia local”, diz.

Inaugurada no início de 2001, a Fábrica de Caminhões Ford utiliza o conceito de montagem modular, que oferece alta flexibilidade e produtividade. Além da linha Cargo, produz os caminhões e picapes Série F, pioneiros no Brasil, somando 35 modelos e mais de 361 configurações de produção. Além de abastecer o mercado interno, seus produtos são exportados para a Argentina, Chile e Venezuela.

Evolução

Em 10 anos de operação, o volume de produção da fábrica mais que dobrou, passando de 22.970 para 47.903 unidades. A força de trabalho foi ampliada de 753 para 1.014 empregados e a velocidade da linha de montagem aumentou bastante, de 13,9 para 22 caminhões por hora, a mais alta do segmento no Brasil. Trabalhando atualmente em um turno, ela produz um caminhão a cada 2 minutos e 40 segundos. A produção acumulada da fábrica em uma década é de mais de 280.000 veículos.

A Linha Novo Cargo 2012 é um produto evoluído e moderno, que une a grande experiência no mercado com as tecnologias mais avançadas de engenharia. Com cabine totalmente nova e a inédita opção leito, a nova geração Ford Cargo se destaca pelo design moderno, no estilo Kinetic da Ford, e padrão superior de conforto. Além de suspensão na cabine e interior ergonômico, traz novas transmissões sincronizadas, agregando ainda mais vantagens à linha que é reconhecida pela robustez e economia na operação.

Prestígio no mercado

A Ford Caminhões está entre as líderes de mercado no Brasil, com uma participação de 23,9% em 2010, excetuando-se o segmento de caminhões extra-pesados, em que não atua. Na América do Sul, sua participação é de 19%, com destaque para a Argentina, onde responde por 23% das vendas, e a Venezuela, onde é líder com 38% de participação.

“A Ford é uma marca de prestígio no mercado brasileiro de caminhões. Nossos produtos, a Série F e a linha Cargo, são reconhecidos pela robustez e eficiência”, diz Oswaldo Jardim. “O lançamento do Novo Cargo 2012 representa um salto de tecnologia e competitividade e coloca a Ford Caminhões em um novo patamar no mercado, trazendo a esperada versão leito, que atende a um segmento em expansão no mercado.”

Rede de distribuição

Outro diferencial da Ford Caminhões é a rede de assistência técnica ampla e moderna, formada por 134 distribuidores exclusivos no Brasil. Presente em todas as regiões do País, ela vem sendo constantemente expandida e renovada, com investimentos em instalações padronizadas e completas. Além de programas de treinamento técnico, a Ford desenvolve um trabalho constante voltado para o aumento da competitividade no custo de peças e serviços e satisfação dos clientes.

Fonte: Rede Lageado

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!