Furgão F1 restaurado




O gaúcho Paulo Roberto Renner, membro do Veteran Car Club do Rio Grande do Sul e do Clube do Ford V8, comprou, em 1999, na cidade de Bagé (RS), um Furgão Ford F1, Panel Truck 1949, que fez parte do projeto da empresa chamado “Escola Mecânica”.

O trabalho de pesquisa e restauração do veículo demorou cerca de 8 anos. A recuperação do Furgão começou apenas em 2003. Completamente restaurado, apenas sua voltagem foi alterada de 6 para 12 volts. O motor original 8BA V8, flathead, de 100 cv.

História

Antigamente, as “Agências Ford”, como eram conhecidos os concessionários da rede, demandavam constante treinamento de mecânicos no interior do País.

Assim, a Ford criou o chamado “inspetor de serviço”, profissional devidamente treinado na fábrica cujo trabalho era visitar as Agências Ford para dar aulas aos mecânicos locais, organizar oficinas e seções de peças, visitar proprietários etc.

Esses profissionais viajavam em veículos como este, que eram equipados com material de instrução, equipamentos de teste, peças, motores, ferramentas, entre outros, necessários ao desenvolvimento das aulas.

Paulo Roberto Renner pretende escrever um livro sobre a história da Escola de Mecânica. O restaurador já tem publicado um livro sobre a história das corridas de carreteiras.

Fonte: Transpoonline




Deixe sua opinião sobre o assunto!