Mais uma marca chinesa a caminho do Brasil




Muita gente entorta o nariz, mas as marcas chinesas estão entrando no mercado brasileiro de veículos e só o tempo dirá se é pra ficar. Desta vez, a Foton Motor Group, líder de vendas na China com mais de 700 mil unidades comercializadas em 2010, escolhe o segmento de transporte para iniciar as atividades no País. A Foton Automark do Brasil prepara o lançamento oficial de três caminhões para outubro deste ano.

A montadora definiu os segmentos de semileve e leve como a porta de entrada no mercado brasileiro, sob a alegação de que existe uma boa fatia do mercado a ser explorada. Como as grandes montadoras não investem neste tipo de produto, a possibilidade existe, basta saber se o produto é realmente confiável. Equipados com motores Cummins 2.8L e 3.8L e caixas ZF 400 com overdrive (reduz a rotação do motor), a linha inicial é formada pelo Automark 311 (3,5 toneladas), único no Brasil com o sistema de tratamento de emissões EGR de conformidade com as normas do P6, e pelos leves Automark 614 (6 toneladas) e Automark 917 (9 toneladas), estes equipados com o sistema SCR (Slective Catalytic Reduction). Os modelos possuem chassi desenvolvido pela Lótus, freios a disco e a tambor, painel de instrumentos com acabamento em madeira e garantia de três anos para o trem de força.

A proposta da montadora no Brasil é garantir um pós-venda de qualidade e para isso afirma já contar com um grande estoque de peças para garantir o suporte dos futuros clientes. “O foco inicial são as frotas, oferecendo também a solução de combustível, por meio da parceria com a Disbradiesel”, afirma Ricardo Mendonça, diretor executivo da Foton Automark do Brasil. As formas de abastecimento do ARLA 32 é uma das preocupações dos executivos da marca para 2012 e por isso prometem oferecer soluções para o problema, caso os postos não se adéquem para oferecer o novo combustível.

Inicialmente, a Foton importará 400 caminhões da China, mas espera alcançar o volume de cinco mil unidades vendidas no primeiro ano de atuação. Até o lançamento oficial dos produtos, marcado para a Fenabrave em outubro, a expectativa é inaugurar duas concessionárias, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Se tudo correr bem, a construção de uma fábrica está prevista para 2015.

Fonte: O Carreteiro




Deixe sua opinião sobre o assunto!