Mercedes-Benz 4141 AK 8×8 – Modificação para transporte de grandes tubulações

Clube Irmão Caminhoneiro

Este é um modelo especial de transporte para grandes canos, baseado em um Mercedes-Benz Actros 4141 AK 8×8 e está colaborando na construção do “European Olefine Pipeline System” ao norte de Württemberg, na Alemanha.

Uma companhia especializada no transporte de tubulações para grandes projetos diretamente da fábrica ao local onde serão instaladas, realizou a conversão de pelo menos seis caminhões Actros 4141 AK 8×8 para uma plataforma adequada para transporte de cargas de grande comprimento.

Como se vê nas fotos, a cabine foi instalada na frete do chassi em uma posição muito baixa para permitir o transporte de canos de até 19 metros de comprimento, enquanto o chassi foi alongado para 12 metros e reforçado para adaptar a nova plataforma de carga. Como parte da conversão foram recolocados todo o sistema de mangueiras de freios e outros serviços e de elétrica, o eixo cardã foi aumentado e o sistema de direção foi alterado para o sistema de duplo eixo direcional.

As mudanças necessárias também incluíram mudanças para atender às novas normas anti-poluição, sendo o chassi já equipado com o BlueTec 5. Isto é muito importante porque o caminhão percorrerá grandes distâncias até os lugares das construções.

Foi equipado também com pneus de baixa pressão 550/22 na frente e 700/22 nos eixos traseiros para diminuir os dano nas estradas de terra e arredores dos locais de destino.

O motor é um OM501LA de 408cv, que além de velocidade em rodovias, permite superar tortuosos caminhos, lamaçais e morros, ou mover-se por aclives muito acentuados usando a tração integral 8×8.

Fonte: Mundo Automotor

Clube Irmão Caminhoneiro
Adicionar a favoritos link permanente.