Caminhões Volkswagen reforçam conceito “Sob Medida” em nova campanha




Campanha institucional da MAN Latin America estará na TV, nas revistas, rádio, internet e no iPad, para destacar que os Caminhões Volkswagen são feitos para as necessidades e os negócios dos brasileiros.

A MAN Latin America estreia no dia 12 de junho (domingo), sua nova campanha com a assinatura “Caminhões Volkswagen. Feitos sob medida para o seu negócio”. Criada pela AlmapBBDO, a campanha é formada por um filme de 30” e filmetes de 15”, diversos anúncios de página dupla (além de um sequencial de 11 páginas), rádio, ações na Internet e no iPad. Os anúncios começam a ser veiculados nas revistas semanais e de negócios no mesmo fim de semana da estreia do filme na TV. A campanha é a evolução dos primeiros trabalhos lançados em 2008 para a marca a partir do conceito “Caminhões Sob Medida”.

Os Caminhões Volkswagen são líderes em vendas de caminhões no Brasil e a campanha destaca, de um jeito diferente, a preocupação da marca em produzir modelos que atendam às necessidades dos caminhoneiros autônomos e dos frotistas brasileiros. No filme “Construindo”, o cenário é uma fazenda, com vacas pastando. Veem-se funcionários chegando e montando um caminhão a partir dos animais. Eles colocam o chassi, os eixos, as rodas, motor, as portas. Em 30 segundos, o caminhão fica pronto para transportar o produto para o qual foi feito: as vacas. O motorista entra em cena, sobe no caminhão, liga o motor e vai embora. A assinatura é “Caminhões Volkswagen. Feitos sob medida para o seu negócio”. Logo em seguida, vemos um rebanho de bodes e entendemos que a montagem começará novamente. Em outras palavras, é o retrato de uma marca que pensa em seus produtos tendo sempre, como ponto de partida, os negócios de seus clientes. O comercial será veiculado nas emissoras abertas e por assinatura em todo o país.

Os filmetes de 15” levam o conceito da campanha para as situações domésticas, ressaltando o quanto é bom ter tudo sob medida para facilitar a vida. Neles, uma pessoa coloca uma grande quantidade de açúcar num potinho de medida e o açúcar, surpreendentemente, nem transborda. O mesmo se dá com um saco de pastilhas de chocolate, uma jarra de suco de laranja e uma lata de tinta. Todo o conteúdo cabe num pequeno recipiente. Enquanto isso, o locutor fala: “Não seria bom ter tudo sob medida para você? Caminhões Volkswagen, feitos sob medida para o seu negócio”.

Já os anúncios reproduzem brinquedos de recortar e montar, em que as figuras “desmontadas” são modelos de caminhões ideais para transportar cada tipo de carga: peixe, legumes, eletrodomésticos, ovos, flores, cerveja, frutas, lixo. No iPad, o conceito “Sob Medida” é executado de outra forma: dentro de uma revista, ao abrir a página do anúncio na vertical, há uma vaca, por exemplo. Ao colocá-la na horizontal, ela se transforma em uma garrafa de leite. Quando a imagem é de galinhas, elas se transformam em ovos. Com tomates, a imagem final é a de um vidro de molho. E, no caso da cerveja, a imagem referente é um saco de cevada. Toda a campanha estará na mídia web, também a partir do dia 13 de junho. Ela foi criada por Renato Simões, Bruno Prósperi, Denis Peralta, Luciana Haguiara e Hauck Araújo, com direção de criação de Luiz Sanches.

Sob Medida- Os Caminhões Volkswagen são os únicos do mercado desenvolvidos no Brasil para os negócios e as estradas e ruas brasileiras. Com o posicionamento de “Sob Medida”, a marca reforça sua filosofia de oferecer aos consumidores modelos feitos para os negócios de cada um, sempre com acesso à tecnologia e à força da marca MAN, uma das maiores montadoras de veículos comerciais do mundo.

A primeira campanha desenvolvida com o conceito “Sob Medida”, “Caixas”, em 2008, conquistou dois Leões de prata no Festival de Cannes, em Press e Outdoor. Também naquele ano, foi lançada sua segunda etapa para falar sobre a Rede Autorizada e os serviços personalizados para seus clientes. A partir de então, o “Sob Medida” se espalhou por toda a plataforma da marca, incluindo suas linhas de produto Delivery, Worker e Constellation.

Perfil-A MAN Latin America foi criada oficialmente em 16 de março de 2009, com a aquisição da Volkswagen Caminhões e Ônibus pela MAN SE (empresa mãe do Grupo MAN). No Brasil, os veículos da MAN Latin America são montados na cidade de Resende (RJ). Com uma capacidade total de produção de 72 mil veículos por ano, é a maior fabricante de caminhões, e a segunda maior de ônibus, da América do Sul.

Em 2010, foram emplacados 45.319 caminhões da marca Volkswagen, assegurando a liderança tanto no segmento acima de cinco toneladas, com 29,1% de participação, quanto no mercado com mais de 3,5 toneladas, com 28,7%. A diferença em relação à marca segunda colocada foi superior a 4.400 unidades. Em ônibus, a linha Volksbus assegurou a vice-liderança em licenciamentos, com 7.523 licenciamentos, participação de 28,7% e aumento de 23% em relação a 2009.

Vídeos da campanha:

Fonte: Portal Fator Brasil

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!