Constellation 26-370 coloca Volkswagen no rodotrem

Até o final de 2010, o modelo Volkswagen disponível para tracionar mais peso era o Constellation 19-370 6X2, veículo com cabine espaçosa e confortável que, entre outras aplicações se prestava a tracionar bitrens de sete eixos. Porém, com a resolução 210 do Contran, em vigor desde o dia 01 de janeiro deste ano, a qual obriga que conjuntos bitrens para 57 toneladas de PBTC sejam tracionadas por cavalos-mecânicos traçados, a MAN Latin America – fabricante dos caminhões Volkswagen – se viu obrigada a desenvolver um produto na configuração 6X4 para atender a legislação e continuar atuando no segmento.

Com isso surgiu o Volkswagen 26-370 Tractor 6X4, primeiro cavalo-mecânico traçado da marca, equipado com o motor NGD 370, de 367cv de potência, produzido pela MWM International. É o mesmo propulsor instalado no Constellation 25-370 6X2 e também o mesmo das versões 31-370 6X4 e 19-370 4X2. Trata-se de um motor “valente”, que com seus pouco mais de nove litros surpreende levando-se em conta seu tamanho e o peso que arrasta, embora as caixas de carga do semirreboque estivessem com tonelagem abaixo do peso permitido pela Lei da Balança.

Tal performance se deve à modernidade do motor NGD 370, a começar pelo turbo com o sistema de geometria variável, uma tecnologia que faz a diferença no desempenho do veículo, entre outros detalhes técnicos. Este turbo trabalha atrelado a um sistema de comando eletrônico que varia continuamente o ângulo de abertura de suas palhetas, como se fossem várias turbinas em uma só. Isso ocorre conforme o motor é exigido. E no caso específico do motor do VW Constellation, o turbocompressor Multi Turbo System (MTS), nome dado pela montadora para identificá-lo e diferenciá-lo dos demais, possibilita maior rapidez e eficiência nas respostas do motor aos comandos do motorista. Aliás, o MTS executa também a função de freio motor no escapamento, que utiliza o sistema EGR de recirculação dos gases do escape, além de um freio motor de 360cv de potência, um sistema integrado eletronicamente à turbina, com atuação no cabeçote do motor, que opera em duas fases. Denominado de Dual Power Brake (DPB), proporciona aumento na velocidade média operacional, na potência de frenagem e na velocidade em declives. É uma solução que oferece mais segurança e menos trocas de marchas durante a operação. Em termos de desempenho, o veículo não pode ser comparado a modelos com motores de maior litragem e potência e que executam o mesmo tipo de trabalho, e pelos quais o frotista tem de pagar mais.

É um caminhão que depois de pouco tempo ao volante o motorista logo aprende a tirar proveito de suas qualidades, porém consciente de que não pode ter problema de carga horária. Ainda em relação ao trem de força, o VW Constellation conta também com uma transmissão reconhecida pelo mercado, a ZF 16S 1685TD, com resfriador de óleo, 16 velocidades sincronizadas à frente e duas à ré, trambulador de duplo H e carcaça de alumínio (que alivia 80 kg) e escalonamento de marchas favorável à aplicação. É uma caixa fácil de trabalhar, com encaixes precisos e suaves das marchas, resultado, em parte, graças ao sistema de engate pneumático, que associado ao pedal da embreagem não exige esforço do pé esquerdo do motorista e torna a condução mais agradável. O conjunto da embreagem segue o padrão para bitrem.O conjunto da suspensão e eixo traseiros incorpora o sistema tanden – do tipo bogie – com feixe de molas parabólicas com três lâminas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação. Como item de série, os eixos contam com bloqueios de diferencial (entre as rodas) e interdiferencial (entre os eixos), cuja combinação dos dois bloqueios assegura tração total nos quatro pontos de contato com o piso. A cabine, também já conhecida dos clientes da marca é espaçosa, arejada e bastante confortável. Assentada sobre quatro amortecedores, sendo os dois traseiros com regulagem, é disponível nas versões estendida e teto alto e ambas vem com o pacote vidros elétricos, ar condicionado de série e banco do motorista com amortecimento pneumático e várias regulagens para melhor adequação ao biótipo do carreteiro. Outro atrativo é que todos os modelos saem da fábrica habilitados por três meses com o Volksnet (rastreamento, monitoramento e gerenciamento de frota em tempo real através da Internet).

Fonte: Revista O Carreteiro

Bookmark the permalink.

24 Comments

  1. Deve ser um excelente caminhao, igual ao que tenho, 25-370 uma maravilha de motor, so tive que fazer o motor com 75.000 KM, trocar ECM com 145.000 KM, fazer o motor novamente agora com 150.000 KM etc etc etc……..

  2. a vw sempre surpreende o mercado de automoveis e caminhoes . ao ponto de fazer uma pick up mid size com motor 2.0 e um cavalo mecanico pesado com motor de 9.3 litros capazes de terem potencia e torque suficientes pelos quais a concorrencia precise de mais litragem ,componentes maiores e consequentemente mais caros para o mesmo servico. isso e que e tecnologia!!!

  3. Walter Oliveira

    Esse Caminhão VW Constellation 25-370 é uma furada, comprei 01 unidade e estou com problemas, o veiculo ja deu problema no motor mais de 04 vezes com menos de 300 mil KM, turbina, cabeçote, estou muito preocupado, pois a garantia vence em fevereiro de 2012 e o caminhão apresenta varios problemas de motor.
    Tenho outro caminhão da Mercedes 1938 e vai fazer um 1.000.000 de KM, e nunca abriu o motor.
    Necessito de uma resposta oficial do fabricante Volkswagen, mais do que isso necessito da troca desse motor.

    Aguardo uma reposta.

  4. Carlos Souza

    Isso ainda é café pequeno Walter, temos um dessemodelo 2009 agora com 370.000km, ja trocou o motor 4 vezes e mais uma troca parcial, a volks tirou o dela da reta concedendo um ultimo motor com a garantia da MWM. Isso é caminhão pra puxar bi-trem? Se não aguenta uma vanderleia!!!

  5. boa tarde.tenho1;2008\2009.ja mexe no motor 3vezes fora o antigo ja fui na concessionaria disseram q e problema de unidade como se nunca quebra o mesmo cilidro nao posso ficar no prejuizo preciso de alguma resposta

  6. alison nascimento

    estou com um tambem 2008, foi mexido no motor 4 vezes, se somar os dias parados, a perca é muito grande, deixei meu caminhao 6 meses na concessionaria para arrumarem, em agosto de 2012 decidi colocar em ls, rodamos 55mil km, agora em 15/01/2013 de novo o problema, agua no carter, estou aguardando a fabrica abrir novamente. vamos entrar com acao de danos contra a volks, porra, 400 mil estou pagando com juros nesse caminhao, isso nao existe……

  7. Eduardo batista salles

    estou tambem com um 2008 ja foi trocado o motor tres veses mais o motor nunca roda100000 e surpresa passa agua para oleo e agora nao tenho mais garantia e com cordo em entrar com uma açao de danos contra a vw

  8. Pessoal, tambem estou nessa enrascada, tenho um 2010 que por um milagre aguentou 415.000 km, até o pessoal da concessionaria nao acredita…. agora deram um motor parcial novo, vamos ver… mas em compenção tenho outro 2009 já é o quarto motor, tá com 400.000 km e quarto motor, o ultimo aguentou 60.000 km, ta ja agencia esperando um retorno da VW, mas só enrolam, fui ver para trocar em outro vw me ofereceram 100.000 é uma ofenca, temos que se juntar e meter a vw no pau

  9. Maria Lisboa

    Prezados…com esse caminhão só a uma saída. Trocar para o AXOR OM457LA . A briga vale contra a VW. Por ser uma empresa multi nacional o processo vai se arrastar por anos e anos.
    Adapta o motor axor om457LA e vai trabalhar. Vender … ninguém quer comprar, todos já sabem que esse motor mwm do 25 370 não presta. Vai um link do youtube pra quem quiser mais informações. http://www.youtube.com/watch?v=FF61lLmAHBg
    OBs: O vídeo não é meu e meu interesse é só informar pois vou arriscar trocar, o que não dá é pra ficar com o caminhão parado.

  10. Fernando Gonçalves

    Boa tarde Senhores,

    Tenho duas unidades de prototipo de caminhao, já estou com um processo em andamento a dois anos, e não tem pronunciamento nenhum da VW, nosso advogado informou que já são mais de 200 processos contar a MAN referente a estes veiculos, segue o telefone do advogado o nome dele é Leandro e ele esta cuidando de mais de 10 processos como esse, quem tiver interesse entre em contato com ele pois ele poderá ajudar voces.

    Dr. Leandro – 449143-5299

  11. Eu também tive problemas com este motor de 370 cavalos, adaptei um cummins ISl C usado com 232 mil kms, de 320 cavalos com a caixa junto, o caminhão ficou mais fraco mas nunca mais incomodou agora já fiz mais de 270 mil kms e na revisão o motor estava perfeito.

  12. a nao compro caminhao vw depois dessa acho brabo.mb.scania ou volvo.

  13. estava pronto p/ comprar um 370 mas com toda esse falta de respeito com os amigos vou
    procurar uma outra montadora !

  14. marcelo de oliveira miudo

    Ate antes desses comentarios , estava praticamente comprando um deste caminhao , pelo comforto e o espaco da cabine e tambem pelo preco mas agora nao comprarei mas .

  15. A MWM está acabando com a Volkswagen, primeiro no série 10 e agora no NGD. MWM só 229. Parei de comprar caminhão VW por causa dos motores de péssima qualidade.

  16. Todo mundo sabe que esse motor é um lixo;;; nao aguenta nem 100.000 km…..

  17. Adoro caminhaõ da vw 25370 é muito bonito pena que o motor naõ aguenta onde a vw estava com a cabeça de por um motor deste.

  18. Este caminhão deve só puxar até 41,5 toneladas, deve usar diesel com pouco enxofre, usar óleo do manual, além de cuidar bem do arrefecimento. O meu motor já atingiu bons 566 mil kms, mas, no passado, usando em bi-trem o motor não chegou a 150 mil kms…conforme os nosso colegar citaram.

  19. alguem sabe me diser se o 25370 ano 2011 e 2012 tambem estaõ dando problema

    • Todos os 370 da VW dão problema independente do ano, o que trabalho quebrou semana passada, passou água pro óleo, 515mil km e já se foram 3 cabeçotes e 2 motores.Caminhão é Scania e Volvo o resto é acessório.

  20. manoel de lima campos

    amigos vejo voçes muito ironizado com o assunto do ngd vamos la o motor tem um projeto bom so gue nos tamos acostumado a comprar caminhao .novo e esgueçer do mecanico nao e assim; veja bem comprei o 370 usado barato como a maioria.sabia do asunto dele aceitei o desafio o motor faltou acerto .dica (ex)elimina aguele sistema de recirculaçao de gases.projeto volks motor original nao havia aguilo. procurar mecanico enteresado no assunto.fuja da consecionaria la tem muito trocador de peças este e muito simples hoje ja tem peças fora tipo bico recon muito bom turbina e outras pesguisem.o meu deu varios poblema tamben fui eliminado um a um pistao furou causa agua do egr, guebrou vareta do balancin causa montagen errada,ferveu causa camisa de bico aditivo errado pra voçes ter uma ideia motor nao e tao ruim assim subir a serra das araras +ou -3km sem agua nenhuma com ele nao podia desligar gue ia piorar ocumular calor interno dano ser pior isso guando furo camisa de bico sabe guais foi as conseguensia disto no motor nada nem cabeçote houve empeno. ai sim fiz aguilo gue a volks chama de reccal, troguei camisas do bico e os kits todos sem nesecidade pois nao havia descaste com 387000km bronzinas sem nesecidade tambem.ai?sim descobrir o tal poblema do motor veja bem este motor tem o assentamento de camisa muito fino ali guando voçe força ele agueçe demais a borda da camisa cria umas micro explosao entre a camisa e o bloco causando chamado broca ai a camisa afunda porgue o cabeçote e unico da todos os poblema de caloria joga agua fora e pasagem de agua para o oleo .este motor na vedarde ele nao aguece tanto ele tem sistema de emegencia gue poucos tem se a embreagem viscosa nao da conta ele arma a trava gual ele faz barulho enorme aumenta o poder de resfriamento da agua.so k recomendoçao guando ela armar e bom cair uma marcha intermediaria.alivia muito o motor certo este usa o sistema de injeçao heui gual muito usado motor estacionario nao tem bomba diesel de alta pressao tem de oleo de motor grande vantagen relaçao a preço por gue o descaste e minimo da bomba.dica tamben usar somente oleo lubrificante bom conclusao o e de longa duraçao por gue ele e de baixa rotaçao amigos darei mais dica breve espero ajudar alguen nao desanime ate breve

  21. Tenho Um 25370 ano 2009 e etá com 625.000 mil Km Original, quem quiser ver ta aqui, o caminhão é show de bola, economico, e não quebra… vou comprar mais um

    • Este motor é bom, desde que não carregue muito peso, se o terreno for acidentado no máximo 42 toneladas, se for plano no máximo 49 toneladas. Usar líquido do radiador original, usar óleo de API de última geração e trocar o óleo na metade do prazo do manual, trocar o filtro de óleo (usar Man ou Fram) na metade do prazo do manual, o diesel precisa ter pouco enxofre… a direção do veículo tem que ser suave, com tudo isto atingi bons 734.453 kms até o dia 18 de julho de 2014…Quero chegar a 800 mil kms…mas o motor está começando a perder rendimento…é um motor sensível…não aguenta tanto quanto os volvo e scânia.

Deixe sua opinião sobre o assunto!