Curiosidade do seriado Carga Pesada – Proteus, o estúdio móvel




A Rede Globo, quando voltou a produzir o seriado Carga Pesada, em 2003, construiu, em uma parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Proteus, um estúdio móvel onde os atores poderiam encenar, enquanto viajavam pelas estradas do Brasil, mas sem se encarregar da direção de um caminhão de verdade, como era o caso das primeiras temporadas da década de 1970/80, onde os atores tinham que dirigir de verdade, ficar de olho na estrada, lembrar-se do texto, além de ajudar a produção, segurando um refletor entre as pernas, enquanto um cinegrafista fazia as imagens pendurado do lado de fora do caminhão. Nesse caminhão-estúdio, há duas cabines: uma de verdade, onde fica o motorista, e uma outra cenográfica, onde ficam Stênio Garcia e Antonio Fagundes, cercados por câmeras.

Um estúdio e uma cabine de cavalo mecânico VW Titan Tractor 18.310 foram colocados sobre um chassi de ônibus VW 17.240 OT, possibilitando filmagens que simulam movimentos do caminhão utilizado pelos atores Antonio Fagundes e Stênio Garcia.

A montagem é inédita no País. Feita por encomenda da Volkswagen, ficou a cargo da empresa BMB Mode Center, sediada em Resende (RJ), perto da montadora. Além do estúdio móvel, três caminhões Volkswagen apareceram nos capítulos de Carga Pesada.

Segundo Marcos Antônio Balbinot, Gerente da BMB, o chassi-estúdio – que chama a atenção por sua aparência diferente de qualquer veículo comercial – circula normalmente pelas estradas brasileiras graças a uma licença especial do Detran. “O caminhão cenográfico permite filmagens dentro e fora da cabine. Assim, o Diretor da minissérie não precisou recorrer a imagens montadas ou feitas em computação gráfica”, explica.

Imagens mais reais

O chassi de ônibus VW 17.240 OT ganhou pára-choques e cockpit (local onde fica o motorista) rebaixado. Logo atrás, foi instalada a cabine de caminhão, cuja parte traseira é removível para facilitar o trabalho das câmeras. Ao seu redor, ficam plataformas móveis feitas em aço e que auxiliam em tomadas externas. Por último, um pequeno baú de alumínio recebeu equipamentos de estúdio e cadeiras para a equipe de gravação, e o motor do chassi de ônibus ficou oculto numa cobertura metálica.

“As imagens ficam mais reais. Enquanto um motorista põe o chassi-estúdio em movimento, os atores fingem dirigir, sendo filmados dentro da cabine cenográfica. Nela, tudo funciona, dos relógios até as luzes de painel”, diz Balbinott.

Os dois motoristas do chassi-estúdio foram selecionados na equipe do Departamento de Desenvolvimento, Certificação e Testes da Volkswagen. Outros dois profissionais atuarão como dublês de Fagundes e Garcia em algumas cenas. Antes do início das gravações deste mês, os protagonistas, acompanhados de Patrícia Pilar, estiveram na fábrica da montadora em Resende para tomar aulas de direção.

Em 2006 o estúdio móvel recebeu uma cabine do Constellation 19-320 Tractor para substituir da do VW 18.310 Titan Tractor, primeiro veículo da Volkswagen a aparecer na minissérie.

Assista diariamente aos episódios de Carga Pesada aqui no Blog do Caminhoneiro!

Inscreva-se




Um comentário em “Curiosidade do seriado Carga Pesada – Proteus, o estúdio móvel

  • 27/11/2016 em 10:08
    Permalink

    Ola meu nome é cleber sou caminhonero desde 1997 mais antes ja viajava com meu pai desde os 14 anos depois comecei sozinho com 18 anos viajei no brasil 4 anos sozinho e 4 com meu pai depois vim para europa onde traballo de cegonheiro até o dia de hoje,muito bom os epesodios do carga pesada parabéns so nao sabia que eles não dirigiam os vws mesmo assim ficou muito real as gravaçoes.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!