Fabrica da JAC Trucks será instalada em San Juan, na Argentina




Pela primeira vez desde que foi anunciada a regra do governo argentino que diz que para cada dólar que se importa, um dólar deverá ser exportado, que busca reduzir a balança deficitária do setor e incentivar a produção no país, foi anunciada a instalação de uma nova marca na Argentina. A empresa Jianghuai Automobile Co Ltda (JAC), começou a trabalhar na construção de uma fábrica em San Juan.

Há uma boa notícia por parte do sócio da JAC na Argentina: A construção da fábrica da JAC ja começou, sinal de que a JAC começou a sua radicação no mercado argentino, afirmou a empresa asiática em sua página da web.

Na hora de explicar o porque da instalação no país, o comunicado assegura que devido as políticas proibitivas do mercado argentino, em anos recentes o governo restringiu a importação de caminhões e incentivou a instalação de plantas locais. A JAC firmou um acordo com seu sócio em 2009 e começou a construção em maio de 2011.

A nova planta estará concluída em setembro deste ano, e a partir deste momento começará a fabricar um caminhão de produção nacional feito com peças locais e brasileiras.

O sócio local da gigante chinesa é a companhia “Indústrias Metalurgicas Ferroni”, uma empresa de capital argentino que pertence originalmente ao grupo “Indústrias Minetti”, que tem a licensa da JAC no país.

Segundo explicou Sandra Barceló, Secretaria da Industria, Comércio e Serviços de San Juan, a fabrica será instalada no parque industrial de Pocito.

“A construção da planta já começou e estamos falando de um investimento de mais de 3 milhões de Dólares”, disse a Secretaria. A idéia é fabricar na Argentina e exportar para o Brasil, enquanto algumas unidades já estão na Zona Franca de La Plata”, disse Sandra.

Segundo publicado no Diario de Cuyo, as “Indústrias Metalurgicas Ferroni” já funcionaram como fábrica automobilistica entre 1985 e 1986, em Córdoba, e em 2000, quando foi comprada pelos atuais proprietários, o projeto foi encerrado pela crise econômica. Então uma fábrica em Pilar começou a importar caminhões leves do Brasil e China, para criar im protótipo de caminhão leve com licensas e apoio da JAC e com tecnologia Isuzu. Hoje é uma das nove empresas que tem autorização como fábrica automobilística  da Secretaria de Indústria e Comércio da Nação.

A mesma publicação assegura que a produção da JAC na Argentina será de dois modelos de caminhão e um de cavalo mecânico. Os dois caminhões serão leves de 6 e 12 mil kg de PBT.

Segundo dados da Associação das Concessionárias da República Argentina (ACARA), nos primeiros cinco meses deste ano, foram emplacados 10359 unidades na Argentina, que siginifica um aumento de quase 4000 unidades frente as 6819 do ano passado. Crescimento ajudado pela expansão econômica e pelo plano de comercial para caminhões.

A JAC é uma empresa estatal com sede em Hefei, na província chinesa de Anhui. Em 2009 aumentou suas produção para alcançar as 500mil unidades/ano (carros e caminhões), cifra alcançada em 2010, que a deixou em 8º lugar entre as mais produtivas do seu país. Quando a empresa asiática começar a fabricar no país, será a terceira fábrica de caminhões da Argentina, junto com a Iveco e Mercedes-Benz.

Fonte: El Cronista Comercial




Um comentário em “Fabrica da JAC Trucks será instalada em San Juan, na Argentina

  • 10/06/2011 em 17:55
    Permalink

    Que bizarro essa mistura de ‘Scania R’ com ‘Volvo FH’!!

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!