Nova geração International ProStar +




A segunda geração do caminhão International ProStar já está sendo comercializada no mercado norte-americano. Os responsáveis pelo projeto apostam na aerodinâmica e na eficiência energética como nova base de oferta desse produto.

Antes de ser lançado em 2006, foram cinco anos de muito trabalho e pesquisa que resultou num projeto ambicioso e que se sobressaía muito mais do que um simples cavalo-mecânico “convencional” para longas distâncias rodoviárias. Tudo isso graças ao seu conjunto mecânico e seu design, ainda bastante atrevido para os padrões estadunidenses.

Essa nova geração do ProStar+ vai desfrutar dos motores MaxxForce de 11, 13 e 15 litros, que cumprem a norma de emissão EPA (United States Environmental Protection Agency ) (equivalentes a Euro ou Proconve), utilizando a tecnologia EGR de recirculação de gases, porque os Estados Unidos proíbem o uso de Adblue. Vale ressaltar ainda que o bloco está mais leve, e, junto com outros componentes e peças que a companhia conseguiu trocar por materiais mais leves, resultaram num caminhão com até 500 quilos de redução de peso, o que vai se traduzir em maior capacidade de carga.

A família Maxxforce de propulsores vai dispor para os ProStar+ potências entre 330 e 650 cv. Os caminhões equipam câmbio manual Eaton Fuller com ou sem sistema de ajuda AutoShift.

Se tratando de caixas automatizadas a oferta da linha ProStar+ é também a Eaton Fuller da série UltraShift, que, assim como as versões mecânicas, dispõe de câmbios de 10, 13 ou 18 velocidades.

Estar a bordo de um modelo desses será mais prazeroso com essa nova linha que, em relação à primeira geração, está 50% mais espaçosa. Isso porque a fabricante resolveu incrementar a quantidade de porta-objetos e adequá-los de modo que resultasse num maior aproveitamento interno para o motorista se locomover. Além disso, o acabamento também passou por melhorias. A fabricante vai disponibilizar quatro opções de cabines, a Sleeper e Low Roof (56”) e as Hi-Rise e Sky-Rise (74”).

Existe a proposta de que a família se estenda com o passar dos tempos, pois a fabricante não descarta a ideia de apresentar modelos ProStar+ para a distribuição urbana e de curtas distâncias, com cabine simples.

Finalmente, no que se refere às tecnologias de segurança ativa, em que o mercado europeu parece estar bem à frente, agora parecem estar chegando ao mercado norte-americano. O novo International ProStar+ incorpora de série o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade).

Com todas essas inovações que envolvem novas tecnologias e o apelo sustentável é possível que o ProStar+ seja uma boa alternativa para a fiel clientela da International e dos míticos e tradicionais 9000.

Sobre o Maxxforce

Maxxforce é a marca de motores do Grupo Navistar. E a versão do motor construída para equipar os modelos ProStar+ traz algumas inovações. Por ter sido desenvolvida com componentes mais leves rendeu ao caminhão uma tara reduzida. Além disso, o propulsor utiliza tecnologia EGR de Recirculação de Gases e irá atender à norma ambiental do mercado norte-americano, a EPA.

Fonte: Transporte Mundial

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!