Presidente da Volvo cai na estrada para falar com caminhoneiros




Atendendo a um convite do jornalista Pedro Trucão dos programas Globo Estrada (Rádio Globo ) e Pé na Estrada (Rede TV!) o presidente da Volvo Roger Alm passou esta sexta-feira (10) a bordo de um Volvo FH 480 na BR 153, no trecho de Goiânia a Itumbiara, conhecendo de perto a rotina dos caminhoneiros.

A primeira parada, pela manhã, aconteceu no Posto Aparecidão, em Aparecida de Goiânia, um dos maiores da região. O almoço foi em Goiatuba, no Posto Alvorada, e a viagem terminou no Posto Décio, a parada que mais vende diesel no Brasil, em Itumbiara, onde o presidente passou a noite dormindo na boleia do caminhão.

Com a ajuda de um tradutor, já que está há apenas um ano no Brasil, Alm disse que a grande motivação foi sentir de perto como vivem os motoristas: “O caminhão é a casa dos motoristas nas estradas. Ouvindo suas opiniões e vendo a forma como trabalham poderemos conhecer mais ainda suas necessidades e fazer um caminhão cada vez melhor e ainda mais seguro”, comentou.

No contato com os motoristas, sobretudo dos mais jovens, o presidente da Volvo ouviu muitos questionamentos e pedidos sobre oportunidades de treinamento. Outros o questionaram sobre como serão os caminhões no futuro. Interessado em adquirir um Volvo para operar nas lavouras de cana, um caminhoneiro quis saber se a caixa automatizada vai bem nesta aplicação. Ouviu como resposta que pelo menos 70% dos caminhões vendidos atualmente pela marca vêm equipados com a caixa I-Shift que por ser automatizada – e não automática – também permite a operação manual dependendo da necessidade do operador.

Alm também quis saber como os postos atendem os caminhoneiros e como funciona a contratação de fretes pelas estradas. Conversou com um grupo de autônomos de São Paulo que esperava há quatro dias no pátio do posto por um frete que compensasse a viagem e os pedágios que encontrariam pelo caminho. E outro que foi obrigado a tocar 12 horas seguidas para conseguir cumprir o horário de entrega de uma carga.

A viagem foi também uma boa oportunidade de ver na prática como se comporta na estrada o FH 480 equipado com caixa automatizada I-Shift, suspensão pneumática, sensor de faixa, distância e chuva, proteção anti spray, cabine L2H3 XL com 2,89 metros de altura interna, equipada com TV LCD e DVD, bancos giratórios e cama dupla.

O jornalista Pedro Trucão disse esperar que a iniciativa, inédita por parte de presidentes de montadoras, estimule outros executivos a conhecerem de perto a estrada e a rotina dos caminhoneiros: “Muitos motoristas não acreditavam que ele realmente era o presidente da Volvo”.

Para Trucão, no entanto, a BR 153 duplicada não retrata a realidade da maior parte das rodovias: “Na próxima precisamos pegar um trecho que represente melhor a verdadeira condição das estradas brasileiras.”

O programa de TV Pé na Estrada vai ao ar todo domingo, a partir de 9h30 pela Rede TV! e todo sábado às 17h pela TV Aparecida. A cobertura completa da viagem do presidente da Volvo irá ao ar no próximo dia 26.

Fonte: Revista Carga Pesada




Deixe sua opinião sobre o assunto!