Retrospectiva Volvo: FH e NH produzidos no Brasil




Os anos 90 foram mais uma vez um período de inovações para a Volvo no Brasil. Essa foi a década da abertura às importações, do surgimento da Volvo Serviços Financeiros e do lançamento de dois importantíssimos modelos da marca.

Em 1993 chegou da Suécia o modelo FH12 de cabine avançada, primeiro caminhão com motor eletrônico no Brasil. Foi esse também o ano da aquisição do Transbanco (Banco de Investimentos S.A.), embrião da Volvo Serviços Financeiros, o primeiro banco de fábrica no país.

O próximo marco viria em 1996, quando foram lançados os caminhões da linha EDC – Electronic Diesel Control, cujo gerenciador eletrônico de injeção de combustível trouxe maior desempenho, economia de combustível, menor custo operacional e menor emissão de poluentes. Outras duas importantes conquistas desse ano foram a obtenção da certificação ISO 9000 e a extensão do programa de formação e treinamento, que passou a peparar profissionais em toda a América do Sul para assegurar uma perfeita manutenção dos novos caminhões eletrônicos. A linha NL EDC, inclusive, foi durante anos a preferência nacional dos transportadores.

Os últimos anos da década de 90 inauguraram uma nova fase para a Volvo. Foi em 1998 que o FH 12 passou a ser produzido no Brasil e os produtos nacionais passaram a ter exatamente a mesma plataforma tecnológica da Europa .Seguindo a nova fase, veio o lançamento do NH12, versão “nariguda” do FH12, completando a atualização da linha de produtos iniciada um ano antes. Os modelos da “linha H” eram caminhões com a mais avançada tecnologia de eletrônica embarcada. Foram os primeiros a ter computador de bordo, com uma tela que informava ao motorista todos os dados sobre o veículo.

Por fim, a Volvo fechou 1999 modernizando totalmente sua fábrica de motores em Curitiba. Confira nas próximas semanas os frutos dessa modernização, conhecendo os modelos mais atuais da Volvo, lançados a partir do ano 2000.

Fonte: Blog da Volvo

Inscreva-se




Um comentário em “Retrospectiva Volvo: FH e NH produzidos no Brasil

  • 07/11/2013 em 19:57
    Permalink

    eu vi que voces falaram do nl, mas nas fotos deveria ser um nh, so to avisando porque eu achei que ficou estranho pelo titulo. obrigado.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!