Volvo apresenta novo sistema de segurança viária – AQuA




Mais de 20% dos acidentes envolvendo caminhões ocorrem em congestionamentos ou situações similares. É por isso que a Volvo Trucks desenvolveu o sistema AQuA (do inglês Automated Queue Assistance) que ajuda o condutor a ter mais controle sobre o veículo em congestionamentos e tráfego lento.

A apresentação do sistema ocorreu durante o Evento HAVEit, em Gotemburgo, Suécia. Evento que aposta em veículos automatizados para um transporte inteligente é um projeto da União Européia cujo propósito é desenvolver veículos inteligentes. Desde o começo do projeto em 2008, foram desenvolvidas um total de sete soluções inteligentes e autônomas. Agora que o projeto chega ao seu final, podem ser provados. Um dos sistemas que foram apresentados é o AQuA, da Volvo, desenvolvido em colaboração com a Volvo Technology.

“Conduzir em meio a congestionamentos é algo monótono. O condutor pode estar parado por longos períodos de tempo. Nesta situação é fácil distrair-se, pelo que se podem originar acidentes”, declara Carl Johan Almqvist, Diretor de Segurança no Tráfego e Produto na Volvo Trucks.

A tecnologia desenvolvida para AQuA ajuda a reduzir riscos de acidentes em engarrafamentos. Equipando um caminhão com ferramentas tecnológicas que tomam o controle da direção e da velocidade do veículo, o condutor obtém ajuda na condução e mantem um nível de concentração apropriado. Quando se forma um congestionamento, o condutor pode ativar ou não o sistema, que atua em velocidades baixas. É possível retomar o controle manual a qualquer momento. O condutor é sempre o responsável final do veículo, de modo que para assegurar-se de uma concentração adequada no tráfego, uma câmera registra a atenção do condutor e emite um sinal de alerta se detectar qualquer falta de atenção.

Tempo de adaptação

O propósito do AQuA é facilitar o trabalho do motorista, melhorar a segurança e reduzir o impacto ambiental, prevenindo de acidentes que em muitas vezes são a causa dos congestionamentos. Sem embargo, deverá passar algum tempo até vermos esse sistema implantado no mercado. A adaptação desta tecnologia por parte dos clientes finais é um fator critico.

“Nossa experiência mostra que é necessário certo tempo para que os clientes confiem em novos sistemas e assimilem suas funções. Uma vez dito isto, o desenvolvimento da tecnologia AQuA é uma mostra do que o futuro poderá nos oferecer”, afirma Almqvist.

‘A Volvo Trucks está investindo a fundo em desenvolvimento destes tipos de sistemas de ajuda para os motoristas. Isto é uma parte importante da nossa “Visão Zero”, onde nenhum caminhão Volvo será visto em acidentes”, continua.

Dentro do marco do projeto HAVEit, a Volvo também desenvolveu uma função adicional conhecida como Active Green Driving (AGD), que já foi testada nos ônibus Volvo, assim como a tecnologia de Freio a Cabo, um sistema de freios totalmente eletromecânico que melhora o rendimento e a estabilidade da frenagem.

AQuA funciona mediante o emprego de componentes inteligentes tais como scanners laser, sensores de radar e câmeras, o sistema monitora o trafego frontal e lateral. Por exemplo, pode detectar as faixas da rodovia, os veículos em frente ou o sentido do trafego. Esta informação se usa para dirigir, acelerar ou frear o veículo em congestionamentos. O sistema, que se comunica com o motorista através de um monitor no painel de comandos, informa quando o trafego descongestiona e pode começar a tomar o controle de novo. Também, há uma câmera que registra o nível de atenção do condutor e alerta em caso de que esta diminua. Se o alerta na faz o motorista ter reação, o veículo para.

Fonte: NexoTrans

Inscreva-se




Um comentário em “Volvo apresenta novo sistema de segurança viária – AQuA

  • 11/05/2012 em 15:18
    Permalink

    sou estudante de transporte especialização, da UFC, gostaria de ter mais informação sobre o programa de auditoria viaria. Certo de da compreenção desda empresa, agradeço desde já.

    valderi ferreira

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!