Volvo lança o FM MethaneDiesel na Suécia




A Volvo Trucks iniciou as vendas de seu primeiro modelo metano-diesel, o caminhão FM MethaneDiesel. Ele é alimentado por um motor de 13 litros produzindo 460cv e 2.300 Nm de torque e pode operar com até 75% de gás natural ou biogás – ambos os quais consistem em gás metano. A tecnologia do motor é baseada em um motor diesel convencional equipado com injetores de gás, um tanque de combustível especial “Thermos-like” que mantém o gás liquefeito e resfriado a -140ºC, e um conversor catalítico especialmente modificado.

O uso de gás liquefeito permite que mais combustível seja armazenado nos tanques em relação ao gás comprimido, dando ao modelo uma autonomia maior do que o de tradicionais caminhões movidos a gás. Além disso, a Volvo alega que a tecnologia oferece de 30 a 40% mais eficiência e, por sua vez, reduz o consumo de combustível em 25%. Graças ao baixo preço do gás natural, em comparação ao diesel, a tecnologia também oferece o potencial de poupança financeira.

“As vendas iniciais do nosso modelo de metano-diesel criam novas condições para o mercado de caminhões de gás. Ao usar gás liquefeito em um motor diesel eficiente, tornamos possível a utilização de caminhões movidos a gás em operações de transporte pesado e de longa distância, fazendo-nos o primeiro fabricante na Europa a fazê-lo “, afirma Claes Nilsson, presidente da Divisão Europa da Volvo Trucks.

O Volvo FM MethaneDiesel será inicialmente vendido na Europa, começando com os Países Baixos, Reino Unido e Suécia, onde a infra-estrutura de gás é a mais estabelecida. Os planos são para produzir cerca de 100 caminhões em 2011 e a produção em série começará em Agosto. Outras partes do mundo vem a seguir, bem como as vendas em outros mercados europeus. A Volvo prevê vendas anuais de cerca de 400 unidades do FM MethaneDiesel na Europa nos próximos dois anos.

“O gás natural atrai um interesse considerável em muitos países e regiões de todo o mundo. Este interesse está sendo largamente motivado por considerações ambientais, bem como pela preocupação com a segurança do fornecimento de energia. Nos EUA e em partes da Ásia, Europa e América do Sul, a alimentação de gás já está em uso ou foram tomadas decisões de investir nesta fonte de energia. A Tailândia, por exemplo, está bem à frente com uma estrutura definida e boa disponibilidade “, afirmou Lars Mårtensson, diretor de Assuntos Ambientais da Volvo Trucks.

Em outubro passado, a Volvo recebeu a sua primeira encomenda de ônibus metano-diesel. A ordem veio da Vargardabuss na Suécia e foi para 11 chassis Volvo 8500 para ônibus intermunicipais, que entrarão em serviço em julho de 2011.

Fonte: Auto Evolution

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!